Minas Gerais – Espírito Santo: Viagem de trem

Trem de Belo Horizonte a Vitória

Entre as tantas coisas que Minas Gerais lembra, algumas dela já tratadas aqui no blog, como comida, arte e história, é um local também repleto de belezas naturais e que pode proporcionar experiências únicas para o turista. Uma dessas experiências é viajar de trem, um dos roteiros mais procurados por turistas pela sua beleza é a viagem de trem entre a capital mineira Belo Horizonte e a capital capixaba Vitória. Nessa viagem o passageiro terá a oportunidade de apreciar uma bela vista das típicas montanhas mineiras e aproveitar as tranquilas praias do Espírito Santo.

A viagem que sugerimos é o trajeto iniciado em Belo Horizonte com destino a Vitória, no entanto, o trajeto contrário também é contemplado pela linha férrea e no que se refere à beleza da viagem não faz muita diferença. A viagem tem uma duração média, pois trata-se de um percurso de 600 km, sendo que o trem passa por 26 estações e chega a levar 1600 passageiros, entre eles turistas vindos de todo o Brasil e pessoas da região que aproveitam feriados e finais de semana para aproveitar as praias do Espírito Santo.

As grandes vantagens da viagem referem-se ao custo. Levando-se em consideração a beleza do trajeto, a duração da viagem (aproximadamente 13h) e a distância percorrida o preço da passagem é muito acessível e a viagem muito agradável, especialmente para quem procura uma nova e diferente experiência e aprecia andar de trem. O trem parte no período da manhã, tanto de Vitória como de Belo Horizonte, o que proporciona ao turista a oportunidade de viajar durante o dia e apreciar o trajeto e a paisagem.

Os vagões são muito bem organizados, o trem tem aproximadamente 19 vagões, que estão divididos em duas classes, econômica e executiva, tendo ainda espaço para alimentação, um vagão onde encontra-se a lanchonete e outro com mesas apropriadas ao consumo de alimentos. A higiene do local é boa assim como os alimentos ali preparados. Para os que preferem ficar em seus lugares há a opção de comprar os alimentos diretamente com os tripulantes que passam oferecendo. Há certa variedade e os preços não são muito altos.

O trem pertence a companhia Vale do Rio Doce, que mantém a linha turística devido a sua procura constante. Uma das vantagens é que o trem possui pequenas varandas, nas quais os passageiros podem ficar durante a viagem, recebendo uma gostosa brisa e apreciando as paisagens que são belíssimas. Os interessados podem encontrar mais informações e até comprar as passagens pelo site.

Outros destinos de trem:
Sabia que dá pra viajar de trem pelo Brasil! Confira os melhores roteiros

Foto: amantebr.acessoseguro.net

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.