Montreal, a segunda maior cidade com mais falantes de francês no mundo

Montreal atrai muitas pessoas

A bandeira da cidade de Montreal, no Canadá, funciona como uma síntese da diversidade cultural deste lugar. As quatro flores estampadas representam a Inglaterra, Irlanda, Escócia e França, países que mais contribuíram para a formação histórica da metrópole. Montreal é a maior cidade da província canadense de Quebec. Nesta região do país, o francês é a língua dominante, o que faz com que Montreal tenha a segunda maior população francófona do planeta, perdendo apenas para Paris. Situada às margens do Rio São Lourenço, na ilha fluvial de Montreal, a cidade é também o segundo maior pólo industrial e financeiro do Canadá, atrás apenas de Toronto.

O nome da cidade de Montreal surgiu a partir do termo “Mont-Royal”, um morro localizado no centro da ilha. Aliás, não deixe de visitar o Parque de Monte Royal e seus mais de 200 hectares de área verde. O local é uma das principais atrações turísticas de Montreal e fica logo ao noroeste do centro financeiro da cidade. A vista do alto do Monte Royal para os arranha-céus já estampou várias vezes os cartões postais de Montreal e da província de Quebec.

É fácil se localizar em Montreal. Dividida por ruas bem alinhadas, o sul começa no Rio São Lourenço, onde os números crescem conforme se caminha para o norte. O local de referência onde as ruas se dividem em leste e oeste é o Boulevard Saint Laurent. Na região conhecida como Velha Montreal estão os prédios históricos mais antigos, como a antiga prefeitura, a catedral Notre Dame, o mercado de Bonsecours e o edifício do Old Royal Bank. Esta parte da metrópole é repleta de ruas de paralelepípedo, bons museus, restaurantes, cafés e bares. O porto da cidade também está nessa região. Próximos do centro financeiro, os prédios antigos da Velha Montreal contrastam na paisagem com as construções mais modernas de aço e vidro. Além de bonita, a segunda maior cidade canadense também é limpa, segura, organizada e o transporte público é bastante eficiente.

Montreal é uma cidade onde faz muito frio na maior parte do ano. Durante o inverno, as temperaturas podem cair para 40 graus negativos. Por isso, é aconselhável levar casacos pesados, toucas de lã e botas para suportar esse frio de bater o queixo. No auge do inverno, é comum a neve chegar a meio metro de altura nas ruas. Para driblar essa força da natureza e circular pela cidade sem passar frio, as pessoas andam pelas passagens subterrâneas, que interligam os principais pontos do centro da cidade. Ao todo, são mais de 30 km de passarelas interligando edifícios comerciais, praças, hotéis e cinemas.

Foto Montreal: blogviajesyturismo.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.