Museu da Língua Portuguesa está entre os mais visitados da América do Sul

O Museu da Língua Portuguesa é um dos principais pontos turísticos de São Paulo

A cidade de São Paulo, que abriga o maior número de falantes de português do planeta, possui uma das melhores atrações culturais do Brasil. Localizado no imponente prédio da Estação da Luz, no centro de cidade, o Museu da Língua Portuguesa consolidou-se como um dos mais visitados da América do Sul. De março de 2006 – quando foi inaugurado – até o ano de 2009, a instituição havia recebido mais de 1,6 milhões de pessoas.

O acervo do museu, que conta a história da língua portuguesa, é exposto por meio de inúmeros recursos de interatividade e tecnologia. O local possui três andares e a visitação começa de cima para baixo, a partir do terceiro piso. Ao entrar no Museu, o visitante encontra a “Árvore da Língua”, uma escultura de 16 metros de altura que mostra nas raízes as palavras arcaicas que deram origem ao vocabulário português. Ainda no terceiro andar, está o Auditório onde é exibido um vídeo de aproximadamente 10 minutos que mostra a história do surgimento da Língua Portuguesa. O espaço conta com uma enorme tela de cerca de nove metros de largura.

Na Praça da Língua, é possível conhecer a riqueza do idioma e textos de clássicos da nossa literatura. O conteúdo é exibido por meio de sons, vídeos, imagens e textos projetados no chão e no teto. Em seguida, já no segundo andar, o visitante passa por uma enorme galeria onde são exibidos vários vídeos que mostram a presença do português no cotidiano do povo brasileiro. Seja na música, no futebol, no carnaval, nos meios de comunicação, a língua está sempre presente no dia a dia da sociedade. O ambiente possui uma tela de 106 metros de comprimento, que percorre todo o espaço do corredor.

O português falado no Brasil possui também uma diversidade de sotaques que variam entre as regiões do país. Num grande mapa interativo, o visitante pode selecionar um estado brasileiro e ouvir o modo de falar daquela região.

O Museu também conta com a sala de totens interativos, nos quais as pessoas conhecem os outros idiomas que influenciaram no modo de falar do brasileiro. Os visitantes interagem com as línguas indígenas e africanas que influenciaram na criação de nosso vocabulário.

Exposições temporárias também são exibidas constantemente no primeiro andar do Museu. As mostras já homenagearam diversos escritores da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Machado de Assis, dentre outros artistas e temas.

Conhecer o Museu da Língua Portuguesa é uma oportunidade que cada brasileiro tem de se conhecer melhor e fortalecer os vínculos com a própria cultura.  O Museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e o valor do ingresso é R$6,00. Estudantes pagam metade do valor e professores da rede pública, idosos com mais de 60 anos e menores de 10 anos entram de graça.

Foto: deadoll no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.