Museu de Cera de Londres é uma das atrações mais visitadas da cidade

Réplica de cera de Pelé

Um dos poucos lugares do mundo onde as pessoas podem encontrar vários de seus ídolos ao mesmo tempo é o Museu de Cera de Londres. As réplicas de cera em tamanho real são tão perfeitas que a sensação é a de estar junto de verdade com Bob Marley, Barack Obama, Angelina Jolie, Justin Bieber, Cristiano Ronaldo, dentre outros famosos. Também conhecido como Madame Tussaud London, o estabelecimento é um dos pontos mais visitados da capital britânica. Mais de 500 milhões de pessoas já visitaram o local, desde a época de sua inauguração, em meados do século XIX. O museu está abrigado no prédio do London Planetarium, no norte da cidade, próximo à estação Baker Street do metrô.

O Museu de Cera de Londres foi idealizado por Anna Marie Tussaud, uma artista francesa que viveu entre 1761 e 1850. Por causa da violência decorrente da Revolução Francesa, teve que dar continuidade a seus trabalhos na Inglaterra. Numa época em que não havia rádio ou televisão, as figuras de Tussaud viraram sensação. Marie continuou seu trabalho praticamente até sua morte, tendo esculpido personalidades da época, como Benjamin Franklin, François Voltaire, Shakespeare, dentre outros. Ao longo do tempo, as obras e as idéias de Marie Tussaud foram sobrevivendo a incêndios, bombardeios da Segunda Guerra Mundial e outros desastres.

O Museu de Cera é dividido em alas temáticas, com as esculturas separadas de acordo com suas categorias: Cinema, Música, Esportes, Política, Personagens fictícios, dentre outros. Dentre os astros de Hollywood, pode-se encontrar a Jennifer Aniston, Jim Carrey, John Travolta, Jennifer Lopez, Leonardo Di Caprio, Robert Pattinson, Julia Roberts, Morgan Freeman, Zac Efron, Nicole Kidman etc. Estrelas da Bollywood indiana também estão presentes no acervo do Museu.

Os visitantes podem também conhecer as imagens de esportistas famosos em todo o mundo, como Pelé, Ayrton Senna e David Beckham. Da música, o Museu possui estátuas dos Beatles, Michael Jackson, Amy Winehouse, Elvis Presley, Jonas Brothers, Lady Gaga, Britney Spears e Madonna. Fidel Castro, Saddam Husseim, Martin Luther King, Margareth Thatcher, Nicolas Sarkozy, Ghandi e Nelson Mandela estão inclusos na ala dos líderes mundiais.

Mas uma das seções que mais chamam a atenção é a Câmara dos Horrores. O ambiente foi projetado para arrepiar os visitantes e, por isso, possui até uma porta de fuga para as pessoas que não se sentirem bem. A câmara mostra vários fatos históricos, como as torturas medievais e as decapitações da Revolução Francesa. As imagens e simulações de mortes são tão perfeitas que a sensação é a de presenciar esses massacres ao vivo. É sem dúvida um dos lugares mais assustadores do Museu.

Além de todas essas atrações, também é possível encontrar os membros da Família Real britânica, como a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, Príncipe William, Princesa Diana, além de figuras históricas como Albert Einstein, Adolf Hitler e a própria Madame Marie Tussaud.

É permitido tirar fotos à vontade com as celebridades de cera. Por isso é recomendável que os turistas levem suas câmeras fotográficas.

Foto: symonreynolds no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Museu de Cera de Londres é uma das atrações mais visitadas da cidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *