Natureza exuberante da Serra da Mantiqueira faz sucesso em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá no município de Resende

 Visconde de Mauá é na verdade um distrito turístico localizado no município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, divisa com Minas Gerais.  A região como um todo abrange áreas do município fluminense de Itatiaia e do mineiro Bocaina de Minas. O Parque Nacional do Itatiaia, que abriga o Pico das Agulhas Negras (ponto mais alto do RJ, com 2790 metros de altitude), também se encontra nas proximidades na região. Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes e a principal atividade econômica do local é o turismo. São dezenas de restaurantes e bares, além de mais de 100 estabelecimentos de hospedagem, que inclui hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Para se chegar a Visconde pela cidade de Resende, existe uma estrada de 27 km pela, dentre os quais apenas os 10 primeiros são asfaltados, que atravessa a região serrana. O motorista deve dirigir devagar nessa estrada, já que há muitas curvas sinuosas e trechos estreitos. Mas, a vista lá de cima é de impressionar.

Formada por diversos vilarejos, dentre os quais o principal é o de Mauá, (dá até nome à região como um todo), a região possui também posto de informação turística que oferece mapas e folhetos para orientar o visitante. As demais vilas de Visconde de Mauá são interligadas entre si por pequenas estradinhas de terra.

Localizado na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá está a uma altitude média de 1300 metros. O ambiente tranqüilo e bucólico é repleto de cachoeiras, vales verdes, montes, piscinas naturais e trilhas na Mata Atlântica. Visconde de Mauá pode agradar pessoas com os mais diferentes objetivos, que vão desde a busca pela tranqüilidade e ar puro até os que procuram esportes radicais e aventuras ecológicas. As pessoas cruzam a divisa entre Rio e Minas o tempo todo atrás de rappel, cavalgadas, passeios de motos, jipes, bicicletas e trilhas. A gastronomia também não deixa nada a desejar quando se trata das iguarias a base de truta e pinhão, típicos dos restaurantes da região. Existe até mesmo um festival chamado “Temporada da Truta”, que ocorre anualmente entre os meses de outubro e novembro. A variedade de pratos especiais com o peixe é de dar água na boca.

Uma dica importante e básica para quem visita Visconde de Mauá é levar roupas quentes e mais pesadas. As noites costumam ser frias na maior parte do ano. Ficar em volta da lareira dos hotéis tomando um vinho e curtindo o clima serrano é bom demais!

Foto: M a r t i n M o n t i g e l l i no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.