No fim do mundo em terras argentinas

Estação do Trem do Fim do Mundo, Ushuaia, Terra do Fogo

O fim do mundo está bem perto do Brasil. E é na vizinha Argentina. A cidade de Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo, possui uma das posições mais estratégicas do mundo, por ser o ponto mais extremo do planeta. Ushuaia é o local mais próximo da Antártida.

A cidade possui museus e ecoturismo para quem quer uma diversão bem perto da natureza. O Parque Nacional Tierra Del Fuego é uma ótima opção. Criado em 1960, o parque é uma área de 63 mil hectares. Lá é possível avistar lagos, montanhas e os diques formados por castores.

O Trem do Fim do Mundo é uma atração turística para conhecer a história local. Na época em que o famoso presídio de Ushuaia estava em funcionamento, os criminosos eram levados de trem até um local para cortar lenha e fornecê-la à população. Hoje, o trem é um ponto turístico importante que da estação do Fim do Mundo e realiza um trajeto de aproximadamente 20 minutos.

O Teleférico de Ushuaia leva os visitantse até o Glaciar Matial, a maior fonte de água potável da cidade.  Há uma trilha no local, que ao chegar no topo, pode-se encostar no gelo do Martial e ter uma vista de toda a cidade, incluindo o Canal de Beagle e a Ilha Navarino, no Chile. No inverno, essa trilha se transforma em uma estação de esqui.

Há um famoso passeio a barco pelo Canal de Beagle, divisa entre Argentina e Chile, que passa por diversas ilhas como a Ilha dos Pássaros e a Ilha dos Lobos. É possível ver de perto leões marinhos tomando sol, brincando, dormindo e voltando para as pedras depois de um mergulho.  Durante o passeio dá para avistar o Farol do Fim do Mundo, um dos símbolos da cidade.

Quando ir:

A alta temporada é entre outubro e abril, época melhor para aproveitar os passeios de barco e as trilhas da região. Mas para quem quer usufruir da estação de esqui da cidade, a melhor época é entre julho e agosto.

Como ir:

É possível chegar de avião a Ushuaia, saindo de qualquer uma das principais cidades da Argentina. De ônibus é possível sair de Buenos Aires, onde há linhas regulares.

Onde ficar:

O Hostal Los Calafates está perto do centro comercial da cidade e está a três quadras de museus, restaurantes e bancos.

Foto: Leandro’s World Tour no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Um comentário em “No fim do mundo em terras argentinas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *