
Os aeroportos internacionais possuem sua crise interna, onde a grande demanda por serviços aeroportuários não é ofertada de maneira qualitativa. Diariamente são registrados inúmeros problemas das mais diversas companhias. Um deles é a perda ou extravio de bagagem. O turista pode ficar a ver navios se não agir da forma correta quando as companhias perdem sua bagagem em viagens de avião.
A primeira coisa para fazer é manter-se no setor de despacho. Jamais deixe o saguão, pois podem alegar que as maletas foram perdidas fora desta zona, onde as responsabilidades passam a não ser mais das companhias. Este é um dos pontos principais quando se passar por uma situação destas.
Logo após é necessário procurar algum funcionário da respectiva companhia e comunicar o fato. O passageiro vai preencher uma pequena ficha, onde serão dados alguns dias máximos para as bagagens retornarem.
O Código é muito claro quando diz que as empresas estão estritamente obrigadas a devolverem todos os pertences dos clientes. O cliente ainda pode tentar em acordo caso entenda que os dias para devolução são muito estendidos. Não havendo acordo o cliente deve procurar a Justiça para reivindicação de direitos violados, ou mesmo danos morais.
Os primeiros passos legais é comunicar o ocorrido para a administração do próprio aeroporto de forma formal. Sequencialmente a queixa deve ser registrada na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
As queixas relacionadas com a temática estão aumentando de forma considerável. No primeiro semestre deste ano somente Brasília registrou mais de 1800 ações indenizatórias relacionadas com extravio de bagagens.
Leia mais Mala extraviada, e agora?
Foto mala extraviada: crlsblnc no Flickr