Obrigatoriedade do Visto de Viagem

Canadá é um dos países que exige os visitantes ter vistos de permanência

Canadá, China, México, Ucrânia e Estados Unidos são cinco países com enorme poder turístico onde brasileiros necessitam de visto para adentrar para visitar. Estas nações encontram-se no TOP 20 de locais mais visitados no mundo segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT).  Conheça como proceder quando viajar para países que exigem vistos para brasileiros.

Antes de tudo o viajante deve estar assegurado de que o visto foi deferido para que não ocorram futuras dores de cabeça. O tempo para retirar a licença varia entre as nações. Nos Estados Unidos, por exemplo, são estimados aproximados 70 dias somente para agendar a entrevista, procedimento que ocorre logo após o preenchimento do formulário virtual no site e confirmação do pagamento da Taxa de Solicitação.

Na prática, quem almeja renovar rapidamente deve pensar nas providências praticamente ao desembarcar. Depois da entrevista o visto americano pode demorar pelo menos mais cinco dias para que fique devidamente pronto.

No México o agendamento à entrevista deve ser realizado via site. Ele não ultrapassa seis dias úteis para estar disponível. Muito mais dinâmico uma vez que a demanda de turistas é bem menor do que nos Estados Unidos. Vale dizer que quem possui visto americano está com passagem aberta em território mexicano.

No Canadá os procedimentos ocorrem por telefone. São 16 dias de espera para entrevista mais cinco para o deferimento. O valor varia entre R$125 (entrada única) e R$250 (permissão para estudantes ou entradas múltiplas). É recomendado um tempo mínimo de 40 dias para que o documento seja viabilizado. Os valores estão sujeitos à alteração sem aviso prévio.

Na Ucrânia e China não é necessário agendamento prévio, basta entregar os documentos solicitados. Para as duas regiões e necessário esperar sete dias em todo o processo de solicitação. Ressalta-se que quem vai para Macau ou Hong Kong não precisa ser visitado.

Nenhum país do América do Sul exige vistos para brasileiros. Ressalta-se que existem alguns países europeus que são integrantes do espaço Schengen e que também não solicitam o papel oficial, contudo a estadia não pode exceder três meses: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Apesar da Espanha inclusa nos acordos, muitos brasileiros estão sendo barrados por lá uma vez que o controle atualmente está bastante pesado no país. Contudo, outras nações européias que não exigem vistos também estão barrando bastante em seus aeroportos, confira na íntegra!

Segue lista de sites oficiais indicados para solicitação de vistos:

Canadá: Internacional.gc.ca

China: Br.china-embassy.org/por

EUA: Visto-eua.com.br

México: Portal.sre.gob.mx/brazil

Portugal: Consuladoportugalsp.org.br

Ucrânia: Mfa.gov.ua/brazil

Foto: Sem Paradeiro no Flickr 

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

2 comentários em “Obrigatoriedade do Visto de Viagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *