
A primeira Oktoberfest (Oktober = outubro e Fest = festa, a Festa em outubro, em alemão) de que se tem notícia ocorreu no ano de 1810 em comemoração ao casamento do príncipe Luís da Baviera com a princesa Teresa da Saxônia. A festa foi um sucesso tão grande que acabou virando uma tradição e acabou por agregar a cerveja, patrimônio gastronômico da Alemanha, a partir de 1918. Atualmente, o festival de Munique é o maior do mundo, atraindo cerca de seis milhões de pessoas.
Devido a forte influência alemã, a região Sul do Brasil também abriga diversas versões do festival. Em Blumenau, Santa Catarina, a edição da festa contou com a participação de aproximadamente 600 mil pessoas, que consumiram quase 600 mil litros de chope. Além de Blumenau, são realizadas outras versões da Oktoberfest no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Uma curiosidade é que além da região Sul, a Oktoberfest também ocorre no Brasil na cidade de Guaramiranga, no Ceará, que também recebeu influência europeia devido ao seu clima mais ameno. A primeira edição ocorreu em 2009 e atraiu um público de aproximadamente 20 mil pessoas.
Evento dedicado aos apreciadores da cerveja, a festa é famosa pela competição do Chope em metro, em que o competidor que beber mais rápido os 600ml de chope colocados em uma ampola de 1 metro é sagrado campeão. A competição está divida nas categorias feminino e masculino e os atuais campeões são Gisele Soraia Groh, com 19 segundos e 94 centésimos e Charles Pereira e Sérgio Luiz Heringer Jr, que terminaram suas ampolas ao mesmo tempo: 12 segundos e 07 centésimos.
Além da bebida, a festa é marcada por diversos pratos de origem alemã: o Kassler, que é uma Costeleta de porco, acompanhada de salsicha branca e vermelha, purê e chucrute (molho tipicamente alemão; o Eisbein, feito com joelho de porco com purê, chucrute e salsichas branca e vermelha ; e o Marreco Recheado, um dos pratos mais típicos, que é composto pelo pássaro em questão e servido com recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã.
O portal da Oktoberfest de Munich traz, na sua versão em inglês, diversas informações sobre o evento, para quem deseja saber mais sobre a versão mais famosa da festa. Caso você deseja participar de alguma das versões brasileiras, pode acessar o site das festas que ocorrem em Blumenau (Santa Catarina), Santa Cruz do Sul, Igrejinha (Rio Grande do Sul), Rolândia e Marechal Cândido Rondon (no Paraná).
Gostei muito da matéria! Parabéns!