
A França, conhecida como o hexágono da Europa, por seu formato, é uma grande potência com forte influênica econômica, cultural, militar e política globalmente com fortes tradições democráticas. Membro do G8, a França já é a quinta maior economia do mundo, além de estar classificada como o maior destino turístico global.
O país possui trinta e sete pontos turísticos classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, pela quantidade de cidades de interesse cultural elevado,principalmente Paris, Toulouse, Lyon, Nice, além de praias, balneários, museus de importância global, como o Louvre, que já é o centro de arte mais visitado do mundo e o Museé d’Orsey, local dedicado exclusivamente á obras de artistas impressionistas.
Em Paris, cidade luz e capital mais populosa da França, encontramos o ‘Arco do Triunfo’, a Avenida Champs-Elysees, Rio Sena, ótimo para um passeio romântico, principalmente no fim da tarde, a Torre Eiffel, desenhada e nomeada pelo engenheiro Gustave Eiffel, é uma das estruturas mais reconhecidas e visitadas do mundo. Paris, além de ser uma cidade alvo da moda e queridinha dos estilistas e profissionais da área, é o berço das melhores fragrâncias e marcas de cosméticos.
Toulouse, a capital e maior cidade do departamento de Alta Garona, conhecida como ‘Cidade Rosa’, em decorrência do arenito,principal material de construção local, oferece mais opções de lazer do que parece. O Mercado da Praça Arnaud-Bernard, a Ponte Neuf, o Canal do Midi,o Jardim Real, Museu de Arte Moderna e Contemporânea e o Museu de História Natural são os pontos mais conhecidos e visitados da cidade.
Lyon, cidade natal do Imperador Romano Claudio, é cercada por duas colinas, favorecendo o clima ameno. Um ponto turístico bastante interessante por lá é o Museu de Miniaturas de Decorações de Cinema, com milhares de peças de vestuário,móveis e réplicas de personagens marcantes, todos em tamanho reduzido. A Cathedral Saint Jean Baptist e o Instituto Lumiere recebe os turistas com guia próprio, mas fique atento ao horário. O Museu da Resistência, a Ópera Nacional de Lyon e o Teatro Romano de Fourviere também são ótimas opções para visitação. Fique atento aos locais que proibem fotografias. Em geral,templos,igrejas e prédios políticos não permitem fotos no interior da construção.
Em Nice, cidade situada no fundo da Baía dos Anjos, na costa do Mar Mediterrâneo, vale a pena conhecer o Museu Chagall, o Teatro de Verdure, o Museu Pablo Picasso e o Museu de Belas Artes Jules Cherét. Nice é conhecida pelo mar, mas para quem gosta de praia com uma faixa extensa de areia,saiba que as praias de Nice são bastante pedregosas,mas um passeio noturno por lá é incrível. O cenário também é propício para fotografias, pois a luminosidade no fim da tarde favorece câmeras analógicas,aquelas que ainda utilizam filme. Se você prefere conhecer lugares a pé, a cidade tem uma parte mais antiga,ótima para conhecer os bairros centrais de compras.
Outros pontos de interes na França
A Cidadela Medieval de Carcassonne
Foto: connieviajes.blogspot.pt