Fatores que colaboraram com o crescimento no faturamento
A PACET (Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo) está na sua oitava edição. Leva em consideração informações do ano passado e as estimativas da atual temporada do turismo brasileiro. Os principais fatores apontados pelos empresários para explicar o crescimento acontecera por conta de:
- Aumento na demanda por viagens
- Crescimento na procura de investimentos do setor
- Fortalecimento da economia brasileira
- Expansão no volume das operações e melhora da imagem brasileira no mundo
Se forem levados os dados contabilizados no ano de 2010 e 2011 pode ser notado crescimento de 18% no faturamento, além da ampliação de 6% no quadro de funcionário e 7% nos preços cobrados na média geral. O turismo receptivo apresentou destaque no faturamento com índice equivalente a 33,5%. Na sequência dos maiores crescimentos estão os seguintes setores turísticos:
- Hospedagem: 22,2%
- Agências de viagens: 19,5%
- Transporte aéreo: 18,2%
Pesquisa da SEBRAE revela perfil do turista brasileiro
O SEBRAE em parceria com o Conselho Nacional de Turismo divulgou levantamento sobre o perfil do turista no Brasil, informações indispensáveis para subsidiar as estratégias dos empresários do turismo. Projeto integrando ao plano chamado de Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas. O estudo afirma que brasileiros ainda acham cara a viagem interna e consideram as praias do nordeste como locais preferidos para viajar.
Pesquisa UNESCO traça perfil do deficiente físico
Estudo intitulado Demanda do Turista com Deficiência tem objetivo de traçar o perfil dos turistas brasileiros que possuem algum tipo de deficiência física. O projeto ambiciona publicar as informações nas cadeias produtivas no intuito de convencer os gestores públicos e privados sobre a importância de tornar acessível à infraestrutura turística aos visitantes, oferecendo serviços adequados também aos turistas que possuem algum tipo de deficiência física.
Este representa ponto que a Comissão da FIFA exige ao Brasil para a realização da Copa do Mundo 2014. Hotéis ou pousadas sem acesso aos deficientes são riscados das listas de indicações distribuídas pelos governantes aos turistas internacionais que desembarcam nos aeroportos nacionais.
Foto: onespoonfulatatime.wordpress.com