Paraíso tropical no meio Caribe: Bem vindo a San Andrés

Imagem de Ilha de San Andrés, Colômbia

A Ilha de San Andrés (também conhecida como San Andrés Isla) está localizada a 700 km da costa continental da Colômbia – país a qual pertence – e próximo à Nicarágua. Numa foto de satélite, aparece como um pontinho no Mar do Caribe. Com apenas 26 km2 de extensão, é a maior das ilhas que formam o arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina. A região é atualmente um dos principais destinos turísticos do país. Rocky Cay e San Luis são as duas praias mais indicadas na ilha para quem procura descansar num ambiente caribenho típico. Toda a tranqüilidade dessas águas e a sensação de paz em meio à areia branquinha propiciam momentos muito relaxantes aos turistas.

A infra-estrutura de hotéis e restaurantes de frutos do mar garante o conforto dos visitantes. O clima estável durante o ano inteiro e a temperatura que gira em torno constantemente entre 28°C e 30°C é um ótimo atrativo que a mãe natureza propicia. Dá para pegar um bronzeado bonito num lugar desses.

A diversidade cultural da população de mais de 77 mil habitantes dão um toque especial ao seu ambiente. A influência da cultura jamaicana se mostra presente em cada imagem do Bob Marley estampada em bares e muros da cidade. Aliás, nada mais apropriado do que escolher um reggae como trilha sonora para curtir esse ambiente paradisíaco. É “Positive Vibrations” na certa. Além do espanhol, o inglês crioulo também é bastante falado pelos habitantes locais, conhecidos como isleños.

Os cayos –minúsculas ilhas- próximos a San Andrés estão entre as atrações mais interessantes da região e são excelentes para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como windsurfe e mergulho. As águas cristalinas que circundam o arquipélago caribenho, proporcionadas pelas temperaturas e profundidade ideais, oferecem condições perfeitas para os profissionais do buceo (mergulho em espanhol). A fauna marinha sob o nível do mar é maravilhosa. Para quem gosta de mergulhar, San Andrés é o lugar certo.

Dentre as demais ilhas do arquipélago, Providência é famosa por abrigar a terceira maior barreira de recife de corais do mundo, patrimônio natural pela UNESCO. Já a esverdeada Ilha de Santa Catalina, isolada geograficamente, tem apenas 1 km2 de extensão.

Da mesma forma como outros lugares do Caribe, San Andrés ficou famoso por realizar casamentos dentro e fora da água (Até mesmo cidadãos não colombianos podem se casar da ilha, desde que apresentem passaporte). Sempre vale a pena visitar um lugar desse tipo.

Foto: Manuel Vieda no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.