Penedo: na terra dos finlandeses

Vista das montanhas de Penedo

Na rota do frio carioca, está Penedo, uma colônia finlandesa perto de Itatiaia. A cidade  é um pólo turístico da região, devido a arquitetura colonial, cachoeiras, casa de chocolate, além das pousadas aconchegantes. O estilo europeu presente nas ruas, aliado ao clima de inverno, faz de Penedo um destino no roteiro de quem quer conhecer um pouco mais o estado do Rio de Janeiro.

Uma das atrações da região é a Pequena Finlândia, um conjunto de casas de madeira com lojas comerciais. Para quem vai fazer compras, este é o local indicado e é onde está localizada a Casa do Papai Noel. Feita de madeira, a casa recebe as correspondênciadas ao ‘bom velhinho’ enviadas de todo o país. A Casa de Chocolate é também outra opção. Ela é famosa pelos lanches à base de doces caseiros, como o strudel de maçã e um bom chocolate quente servido com chantilly.

O Museu Finlandês também merece uma visita. O local conta com um acervo de objetos finlandeses como tapeçarias, trabalhos artísticos em vidro, artersanato, além de fotografias e livros referente ao país.

Para apreciar a vista da região, o ideal é ir ao Pico do Penedinho, que está dentro de uma fazenda. Para acessá-lo há uma trilha de 600 metros que leva até topo. De lá é possível ver as Serras do Mar, da Mantiqueira e de Penedo, além de Resende e Itatiaia.

Há também opções de turismo ecológico como caminhadas na Serrinha de Alambari, que fica entre Penedo e Visconde de Mauá, ou um mergulho na Cachoeira de Deus, a maior queda d’água da cidade, com 15 metros de altura. A cachoeira está no Rio das Pedras, e o acesso a ela pode ser feito por meio de duas trilhas.

Como ir:

Saindo do Rio de Janeiro a Viação Cometa realiza viagens para Penedo. E partindo de São Paulo há a Viação Resendense. Para mais informações sobre as viagens saindo de SP: resendense@resendense.com.br.

Quando ir:

O melhor período para ir é durante o inverno, quando a temperatura está entorno dos 12ºC. Mas no restante do ano o clima também é ameno.

Onde ficar:

A Pousada Valle dos Pássaros está a 500 metros do centro comercial de Penedo, e está localizada em um vale onde a pousada é cortada por um riacho. O Valle dos Pássaros oferece acomodações em apartamentos com lareira ou em chalés.

Foto: Glauco Umbelino no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.