Port Elizabeth, o melhor lugar da África do Sul para se praticar esportes aquáticos

Surf em África do Sul

Port Elizabeth é uma cidade localizada na província de Eastern Cape (Cabo Oriental), no sul da África do Sul. A região metropolitana é uma das maiores do país e abriga cerca de 1,3 milhões de habitantes. Antes da Copa do Mundo FIFA 2010, a cidade não era muito conhecida pelos brasileiros e demais estrangeiros. A moderníssima arena Nelson Mandela Bay foi o palco do evento em Port Elizabeth e, atualmente, é um cartão postal da região. A cidade, fundada em 1820, também é conhecida como “Friendly City”, em português, “Cidade Amigável”. Os simpáticos habitantes tem o costume de chamá-la de “P.E”, a abreviação do nome da cidade.

São mais de 40 quilômetros de praias, iluminadas pelo sol que predomina na região por cerca de 300 dias por ano. O litoral é cercado de areias douradas e recifes, num clima perfeito para a prática de esportes radicais. Algumas praias são apropiadas para a prática de vela, windsurfe, kite, bodyboarding e surfe. Por essa razão, Port Elizabeth é considerada a capital nacional dos esportes aquáticos, recebendo milhares de pessoas por ano em busca dessas aventuras. Banhada pelo Oceano Índico, a província onde Port Elizabeth está localizada abriga seis dos sete principais biomas da África do Sul, com uma belíssima variedade de vida selvagem e natureza exuberante. Para quem gosta de apreciar a fauna marinha, a dica é mergulhar nas águas calmas de P.E, para explorar uma região repleta de navios naufragados e uma variedade de animais aquáticos.

Os amantes dos tradicionais safáris africanos devem visitar o Shamwari Game Reserve, uma reserva ecológica localizada a menos de uma hora de carro de P.E, na qual podem ser encontrados os Big Five do reino animal mais famoso do continente: Elefante, Búfalo, Rinoceronte, Leopardo e o Leão, o rei da selva. Dentro da própria área metropolitana de Port Elizabeth também existem alguns parques que preservam a biodiversidade sul-africana, como o Settler’s Park.

Mas a África do Sul, assim como o resto do continente, não se resume apenas à vida selvagem e ecoturismo. Port Elizabeth está situada numa região altamente industrializada e pujante, além de contar com um dos maiores portos do país. Por conta disso, são inúmeras as opções de lazer típicas de qualquer cidade grande. Um dos lugares mais badalados de P.E é a região do Boardwalk Complex, um grande shopping a céu aberto. Com uma maravilhosa vista para o mar, o local possui opções variadas de restaurantes, lojas, cassinos, bares e cinemas. Para quem tem vontade de conhecer um pouco da história da África do Sul, a dica é visitar o Red Location Museum, localizado na periferia da região norte da cidade. O Museu mostra detalhes do triste período do Apartheid.

Outra coisa que chama a atenção em Port Elizabeth é a enorme quantidade de edifícios em estilo Art Déco concentrados no centro da cidade, que se misturam às construções de arquitetura mais moderna. O visual por si só já é um cartão postal. Port Elizabeth possui também uma boa rede hoteleira, que ficou ainda melhor depois da Copa de 2010. Vale a pena visitar esta linda cidade.

Foto: Lollie-pop no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *