Praia da Juréia

Praia da Juréia

Localizada no litoral sul do estado de São Paulo a praia da Juréia localiza-se próximo a Ilha Comprida e pertence ao município de Iguape. Para os turistas que gostam de praia a principal vantagem apresentada pela praia da Juréia é a de ser uma das poucas praias do litoral paulista atestada pelo Cetesb com mar próprio para o uso dos banhistas. Outro atrativo do local é a tranquilidade e beleza.

Para o turista que pretende conhecer a praia da Juréia existem alguns caminhos possíveis, a região recebe muitos turistas vindos do estado do Paraná, assim como de todo o estado de São Paulo. Pela beleza, recomenda-se pegar a conhecida Serra da Anta, o caminho por essa serra oferece vistas de rara beleza, sendo um caminho com muitas curvas, como qualquer serra, e cercado pela vegetação nativa da Mata Atlântica. O motorista que optar por esse caminho deve apenas manter-se atento ao fato de que a pista não é duplicada e é mão dupla, além de na maior parte dos trechos não contar com acostamento.

A especificidade da viagem a Juréia começa já quando para ter acesso a praia torna-se necessário usar uma balsa, conhecida como travessia de balsa da Barra do Ribeira. Tendo atravessado a balsa chega-se então no vilarejo em que localiza-se a praia. Na vila da praia não se faz necessário o uso do carro, é tudo muito próximo, o centrinho comercial, as pousadas e o mar. Os turistas tem então a opção de ficar em pousadas, ou alugar casas, a estrutura para receber os turistas é boa, mas pequena, pois devido ao acesso do local essa é uma praia que não fica lotada como outras da região, sendo muito boa para aqueles que preferem lugares mais calmos e livres de multidões.

Quanto ao mar da região é muito limpo, sendo o banho permitido sem ressalvas, com uma boa caminhada é possível chegar ao Morro, local que guarda a beleza de cachoeiras e a tranquilidade típica da região. Caminhando em sentido oposto ao do morro chega-se a ponta da praia onde mar e rio encontram-se. Uma visita ao rio pode se dar caminhando pela cidade próximo ao porto da balsa, local onde a pesca é permitida, mesmo se realizada por turistas.

Sendo assim, Juréia é uma excelente opção pra quem quer fugir das convencionais praias do estado, conhecer um local bonito e com sossego pouco visto no litoral, sem luxos, mas com muito contato com a natureza.

Foto praia da Juréia: LucianoFaustino no Flickr

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.