Praias em Itarema

Praia da Barra, Itarema

Imagine um destino turístico com praias bem próximas uma das outras, mas com paisagens diversificadas. Este destino é Itarema, no litoral oeste do Ceará. Ali, a natureza à beira-mar se mostra em toda a sua plenitude, convidando ao convívio e contemplação.

Inserido na região do Baixo Acaraú, o município de Itarema, que em tupi-guarani quer dizer “Pedra Cheirosa”, tem 33 quilômetros de praias pontilhadas por verdes coqueirais, dunas, mangues, lagamares e uma riqueza de fauna e flora. As enseadas abrigam praias de larga faixa de areia, praias curtas e outras cortadas por arrecifes. E ainda tem o abraço perene dos rios com o Oceano Atlântico.

Além das potencialidades naturais, da arquitetura antiga, do artesanato de renda e palha, entre outros, Itarema é sede de diversas competições ao longo do ano. A diversidade das praias permite afirmar que ali “o visitante descobre sua praia”. O turista só tem que escolher e deleitar-se. Como são bem próximas, é possível conhecer e curtir todas em pouco tempo.

A beleza natural, o gostoso clima, o sol brilhando quase o ano inteiro e a brisa marinha que sopra constante conferem a Itarema um jeito de paraíso tropical, um presente para os nativos e visitantes com a agradável sensação de ser feliz.

Barra, a menos de quatro quilômetros da Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima é a praia preferida, com barracas para receber os visitantes. Barra é o ponto de partida para os passeios de jangadas por cenários paradisíacos.

A leste da Barra ficam as praias do Farol e Guajiru. Seguindo ao oeste estão as praias Porto dos Barcos, Almofala, Torrões e Patos. No roteiro, história, cultura, folclore, mar, dunas, lagoas e vegetação nativa. A ordem é harmonizar-se com a natureza, tendo o cuidado de preservá-la. Na rota do paraíso perdido, fica a vila de pescadores Porto dos Barcos. Banhado por dois rios e mangues, o lugar tem vegetação repleta de coqueiros e mata virgem. É no Porto dos Barcos que as embarcações saem em busca de crustáceos, peixes e lagostas.

Na Praia da Almofala, base do Projeto Tamar, responsável pela preservação da tartaruga marinha, está a imponente e ativa igrejinha de Nossa Senhora da Conceição. O monumento religioso, em estilo barroco, construído em 1702, passou 45 anos soterrado pelas dunas e hoje é patrimônio nacional. Ali, a “Aruanã” – uma espécie de tartaruga em extinção – é protegida por lei. A Praia de Almofala fica localizada a 12 quilômetros do centro de Itarema e a 260 de Fortaleza.

Aproveite a presença em Itarema para conferir de perto as delicadas peças em renda de bilro e labirinto criadas por mulheres das comunidades. Também é interessante observar o trabalho de fabricação de embarcações à beira-mar.

Foto praia da Barra, Itarema: eelepe.blogspot.com

Um comentário em “Praias em Itarema”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.