Quais documentos eu preciso levar para a viagem?

O passaporte é necessário para viagens fora do Brasil

Viajar é sempre um prazer, isso ninguém discute. Mas, para garantir uma estadia tranquila e sem sobressaltos, é necessário se preocupar com diversos detalhes: compra das passagens, reserva do hotel (e confirmação da mesma), roupas, malas, transporte, alimentação…  No meio de tantos preparativos é muito provável que o viajante acabe se esquecendo de um detalhe aparentemente pequeno, mas que faz toda a diferença: os documentos.

Caso você não tenha a versão original de algum documento solicitado para a viagem no momento do embarque, infelizmente são grandes as chances de você não conseguir embarcar a tempo.  Além de certificar se quem está entrando no avião é a mesma pessoa que comprou as passagens, a apresentação dos documentos cumpre um ritual que, nesses tempos de insegurança no transporte (em especial o aéreo), é adotado em praticamente todos os lugares do mundo.

Então preste atenção e veja se você possui tudo o que necessita para viajar!

Se a viagem ocorrer dentro do Brasil:

-RG: ele também pode ser usado para a travessia em países que fazem fronteira com o Brasil (devido aos acordos estabelecidos pelo Mercosul, apenas a apresentação do documento de identidade se mostra necessária para a entrada em terras estrangeiras).

-Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

-Carteira de Motorista (caso possua)

-Carteirinha de Plano de Saúde (caso possua)

Para viagens fora do Brasil e do continente, é recomendável levar:

Passaporte: ele é a sua identidade internacional e deve estar constantemente com você (assim como ficamos como RG na maior parte do tempo). É através dele que você pode procurar auxílio em uma embaixada brasileira, caso isso seja necessário. É sempre bom lembrar que a emissão de passaporte no Brasil costuma levar de quinze dias até 3 meses.

-Carteira de identidade (RG)

-Carteira de Motorista (caso possua)

-Carteirinha do Plano de Saúde (caso possua)

Como se pode perceber, o número de documentos necessários nem é tão grande. Mas, na correria que antecede às viagens, as pessoas normalmente ficam tão focadas em coisas mais “visíveis” que acabam por se esquecer deles. É recomendável levá-los na bolsa até mesmo alguns dias antes da viagem, para não correr o risco de deixá-los na gaveta do quarto.

Foto: PFD no Flickr

Autor: Mônica Wanderley

Blogger na rede The Diktyo SL.Bacharelado em Jornalismo.

Um comentário em “Quais documentos eu preciso levar para a viagem?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.