
Viajar é sempre um prazer, isso ninguém discute. Mas, para garantir uma estadia tranquila e sem sobressaltos, é necessário se preocupar com diversos detalhes: compra das passagens, reserva do hotel (e confirmação da mesma), roupas, malas, transporte, alimentação… No meio de tantos preparativos é muito provável que o viajante acabe se esquecendo de um detalhe aparentemente pequeno, mas que faz toda a diferença: os documentos.
Caso você não tenha a versão original de algum documento solicitado para a viagem no momento do embarque, infelizmente são grandes as chances de você não conseguir embarcar a tempo. Além de certificar se quem está entrando no avião é a mesma pessoa que comprou as passagens, a apresentação dos documentos cumpre um ritual que, nesses tempos de insegurança no transporte (em especial o aéreo), é adotado em praticamente todos os lugares do mundo.
Então preste atenção e veja se você possui tudo o que necessita para viajar!
Se a viagem ocorrer dentro do Brasil:
-RG: ele também pode ser usado para a travessia em países que fazem fronteira com o Brasil (devido aos acordos estabelecidos pelo Mercosul, apenas a apresentação do documento de identidade se mostra necessária para a entrada em terras estrangeiras).
-Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
-Carteira de Motorista (caso possua)
-Carteirinha de Plano de Saúde (caso possua)
Para viagens fora do Brasil e do continente, é recomendável levar:
–Passaporte: ele é a sua identidade internacional e deve estar constantemente com você (assim como ficamos como RG na maior parte do tempo). É através dele que você pode procurar auxílio em uma embaixada brasileira, caso isso seja necessário. É sempre bom lembrar que a emissão de passaporte no Brasil costuma levar de quinze dias até 3 meses.
-Carteira de identidade (RG)
-Carteira de Motorista (caso possua)
-Carteirinha do Plano de Saúde (caso possua)
Como se pode perceber, o número de documentos necessários nem é tão grande. Mas, na correria que antecede às viagens, as pessoas normalmente ficam tão focadas em coisas mais “visíveis” que acabam por se esquecer deles. É recomendável levá-los na bolsa até mesmo alguns dias antes da viagem, para não correr o risco de deixá-los na gaveta do quarto.
Foto: PFD no Flickr
Muito legal esse seu resumo sobre quais os documentos necessários! Às vezes esse é um ponto que deixa a gente super confusos e assem bem explicado fica bem mais fácil!