Quais os destinos nacionais preferidos pelos brasileiros nas férias?

Praia da Maceió

Entre muitas outras coisas, os brasileiros adoram samba, futebol, feijoada e caipirinha. Mas ninguém pode afirmar que a lista fica completa se não incluirmos o item “viagem”. Motivados por diferentes fatores, os brasileiros adoram sair da rotina e desfrutar maravilhosos dias de férias com a família e/ou amigos. Alguns buscam conhecer uma nova cultura, uma linda praia, um paraíso tropical ou até mesmo ver neve pela primeira vez. Outros buscam participar de eventos culturais, assistir a  shows e festivais relacionados a música e dança ou visitar amigos. E há ainda os que saem da sua cidade em busca do paraíso das compras. Seja qual for o motivo, o brasileiro está sempre de malas prontas!

Tradicionalmente, quando perguntamos a um brasileiro o que vêm à sua cabeça quando pensa em férias, a resposta é praia, dias ensolarados e verão. Por isso, as cidades praianas figuram entre os destinos mais procurados, seja nos meses de verão ou até mesmo no período de baixa temporada.

Com tantas opções de lugares maravilhosos espalhados pelo Brasil, fica difícil escolher qual visitar. Mas para viagens nacionais, estão na lista os seguintes destinos:

1.)   Rio de Janeiro: a capital mundial do Carnaval é um destino buscado por turistas de todas as partes do mundo, o ano todo. Além dos animados e coloridos  desfiles de escolas de samba, a cidade promove outros fantásticos eventos, como o Réveillon, que com sua espetacular queima de fogos de artifício na praia de Copacabana torna-se uma das passagens de ano mais bonitas do planeta. A capital fluminense conta, entre ouras coisas, com o Estádio do Maracanã, o Corcovado, o Teatro Municipal, os Arcos da Lapa, a Pedra da Gávea, o Pão de Açúcar e, claro, o Cristo Redentor, que em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. De lá é possível ir facilmente para Búzios e Angra dos Reis, maravilhosos destinos e também bastante procurados. Sem dúvida a beleza das praias, a simplicidade dos seus bares e a alegria do povo carioca conquistam todos os que a conhecem.

Rio de Janeiro

2.)   Fortaleza: a capital do Ceará oferece lindas praias e altas temperaturas aliadas a baixos preços. Muitas agências de turismo espalhadas pelo país oferecem econômicos pacotes para quem quer conhecer esta cidade. Possui um grande centro comercial, o Mercado Central, onde é possível admirar bonitas peças do artesanato local. A cidade também é muito procurada por aqueles que querem praticar kite ou windsurf. A 300 km de Fortaleza está a vila de Jericoacoara, no noroeste do estado.

3.)   Natal: também conhecida como Cidade do Sol, a capital do estado do  Rio Grande do Norte possui cerca de 800 mil habitantes e é um importante pólo turístico. Muito procurada pelas belíssimas praias, principalmente a Praia da Pipa (localizada a 85 km de Natal), a cidade também oferece  o “Carnatal”, que é a maior micareta do Brasil e entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book) como o maior bloco de rua do mundo.

4.)   Florianópolis: com 42 lindas praias, tornou-se a capital turística do Mercosul e é um destino muito procurado por turistas durante o ano todo. As praias que mais se destacam são Canasvieiras, a Brava, a Joaquina, a Mole e Jurerê. É possível ainda fazer diversos passeios para ilhas próximas, vôo duplo de parapente nas praias Brava, Santinho e Mole ou Rafting no Rio Cubatão do Sul, praticado na região metropolitana.

5.)   Maceió: denominada de “Paraíso das Águas”, a capital do Alagoas oferece exuberante beleza natural. Suas praias paradisíacas e o artesanato da região conquistam os turistas, com trabalhos em madeira, cerâmica e palha. A cerca de 140 km ao sul de Maceió está a Foz do Rio São Francisco, carinhosamente chamado de “Velho Chico”. Vale a pena o passeio para ver o encontro do rio com o mar, as dunas e dependendo da época do ano, as piscinas naturais que são formadas. Para chegar lá, o turista deve ir até a cidade de Piaçabuçu e pegar uma embarcação até a Foz. Mais informações no site de turismo do estado.

Outros destinos nacionais procurados por brasileiros nas férias são: Porto Seguro (Bahia) com belas praias com recifes de corais e piscinas naturais para mergulho, Gramado e Canela (Rio Grande do Sul) compondo a Serra Gaúcha, oferecendo lindas paisagens e arquitetura e um dos eventos natalinos mais bonitos do país, o “Natal Luz”, Balneário Camboriú (Santa Catarina) que conta com as famosas praias do litoral catarinense e o Cristo-Luz, segundo maior monumento do Brasil, Foz do Iguaçu (Paraná), onde estão as famosas Cataratas e  Caldas Novas (Goiás), cidade que alavanca o turismo na região Centro-Oeste e se destaca pelo fenômeno das águas quentes.

Vale ressaltar que, apesar de ser a cidade brasileira que mais recebe turistas e visitantes de outros estados, São Paulo se destaca mais pelo turismo de negócios do que pelo turismo recreativo. São pessoas que visitam a cidade em busca de eventos corporativos, reuniões de negócios ou eventos culturais.

O importante na hora de programar a viagem é informar-se sobre o destino escolhido. O ideal é primeiramente fazer uma busca simples na internet a fim de entender um pouco sobre a cultura, o clima, a segurança, a vida noturna e a diversidade que a cidade oferece. Geralmente, os sites de turismo das cidades e dos estados já oferecem uma excelente idéia do lugar. Depois, vale consultar uma agência de viagens para saber sobre melhores datas para viajar, localização de hotéis e o que eles oferecem (café da manhã, jantar, traslado do aeroporto ao hotel, passeios, etc.), como contratar um guia turístico, o que levar na mala, roteiros turísticos, preços de pacotes e facilidades de pagamento. Quem viaja com crianças ou idosos deve  buscar programas e passeios que sejam adequados a este público. E, por último, vale a pena conversar com amigos e parentes que já visitaram o local; são eles que podem dar dicas infalíveis para que a viagem seja aproveitada ao máximo.

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *