Recife é muito mais do que belas praias: É efervescência cultural

O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira"

Recife é uma das principais cidades do Nordeste e de todo o Brasil. A capital de Pernambuco está situada no litoral do estado, a 1650 km de Brasília. Embora o visual das praias seja paradisíaco, a recomendação para os banhistas é procurar um local apropriado mais afastado da cidade, já que as águas de Recife não são muito seguras. São boas mais para tomar banho de sol e permanecer nas partes mais rasas da água. Quem avança para além dos recifes de corais, corre o risco de sofrer ataques de tubarão. Surfistas devem evitar essa região. A Praia de Boa Viagem é uma das que podem ser freqüentadas com mais tranqüilidade, além de ser uma das mais famosas de Recife. Boa parte da infra-estrutura turística da capital concentra-se nesse lugar, além das areias serem macias e as águas cristalinas. A dica é circular pelas ruas da cidade usando roupas leves e frescas, pois o calor do nordestino é intenso.

Mas a verdadeira vocação de Recife é mesmo para a vida cultural. A capital pernambucana respira gastronomia, cultura, música e romantismo. Já foi até cenário de inspiração para diversos artistas e escritores, como Manuel Bandeira. O poeta escreveu sua infância nas ruas e bairros da cidade. Os casarões coloniais e imperiais do centro histórico são iluminados à noite, um verdadeiro charme. De dia, é possível apreciá-los em meio a uma paisagem combinada com o verde do mar.

Começar o tour de catamarã, um tipo de embarcação, é a melhor idéia para percorrer as águas em torno das ilhas, passando por debaixo de pontes. Essa região da cidade, na qual está situado o centro histórico, é conhecida como “Veneza Brasileira”. Os bairros de Recife Antigo e Santo Antônio também estão nas proximidades desse local e trazem muitas relíquias arquitetônicas da capital. Passar por debaixo das pontes centenárias do Rio Capibaribe e apreciar as obras do escultor Francisco Brennand é um roteiro que também vem incluído no pacote.

Não deixe de fazer uma caminhada pelas ladeiras estreitas e desbravar o período em que a economia do açúcar predominava no Brasil colônia e em que as invasões holandesas eram constantes. A Oficina Brennand, com várias esculturas do artista em exposição, o Mercado São José e o Pátio São Pedro são alguns dos lugares de interesse que as pessoas devem conhecer.

Como qualquer outra cidade grande, Recife também oferece variedades de opções de compras, shopping centers, hospedagem, alimentação e serviços. Uma das melhores épocas do ano para se visitar a capital pernambucana é durante o carnaval. O bloco de rua “Galo da Madrugada” deixa as ruas da cidade lotadas de foliões. Estender o passeio até a vizinha Olinda e dançar o frevo em meio aos tradicionais bonecos gigantes é diversão na certa.

Foto: Márcio Cabral de Moura no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *