Relíquias históricas misturadas a um paraíso tropical: Isso é Paraty

Paraty é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro

Paraty é uma das cidades mais charmosos do Brasil e abriga inúmeras belezas naturais, arquitetônicas e histórico-culturais. Localizada no litoral fluminense, a 220 km do Rio de Janeiro, a área do município ocupa tanto o ponto mais meridional do estado, como o ponto mais ocidental. A baía na qual se situa a cidade compreende 65 ilhas e aproximadamente uma centena de praias. Algumas dessas são totalmente livres da ação do homem, protegidas por florestas que podem ser alcançadas somente de barco ou após dias de caminhada pelas trilhas. A exuberância da Mata Atlântica se mistura ao charme e à rusticidade das construções históricas e, às águas cristalinas, que são um convite ao mergulho. Quem se aventura debaixo do mar, se diverte com peixes coloridos e exóticos. Todas essas maravilhas podem ser exploradas de carro, nos passeios ecológicos que levam a alambiques e cachoeiras, ou de barco, para visitar os lugares mais desertos. Tanto o que buscam descanso quanto os que procuram aventura vivem momentos únicos em Paraty.

Outro atrativo da região é um fenômeno natural curioso: A maré, que em determinadas épocas do ano, sobe e as águas invadem as ruas. Mas calma, as vias públicas foram projetadas para permitir a entrada e saída do fluxo oceânico. A maioria das construções também está situada a 30 metros acima do nível das ruas para evitar inundações. O charme disso são as pessoas, que ficam transitando pelas ruas remando em canoas.

A cidade é repleta de ladeiras, becos e escadarias estreitas e ruas calçadas com paralelepípedo. A arquitetura dos casarões coloniais faz de Paraty um dos principais cartões postais do país. A população do município é de 33 mil habitantes, número que triplica durante a alta temporada, nas férias de verão. A cidade também é bem visitada durante a Festa Literária Internacional de Paraty, evento anual que chega a ser um dos maiores do gênero no mundo inteiro.

Um dos passeios mais agradáveis para se fazer é percorrendo as ruas do centro histórico. Para apreciar calmamente o os detalhes arquitetônicos, é necessário pelo menos uma tarde inteira. Mas vale a pena! É como se fosse uma viagem no tempo, com os casarões e suas janelas de madeira maciça, as lojas, os cafés, bares, ateliês e Igrejas. A rede hoteleira da região é suficiente para atender todos os gostos e bolsos.

Já os restaurantes de Paraty oferecem ótimas variedades da culinária local, repleta de frutos do mar. Há opções de doces e salgados caseiros para todas as preferências. Aproveite bem essa viagem!

Foto: Fernando Stankuns

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.