
A cidade de Uyuni fica a mais de 3500 metros acima do nível do mar em pleno território boliviano. E é o destino de mochileiros e turistas ávidos para conhecerem Salar de Uyuni, um lago coberto de sal, com mais de 12 mil km2. A paisagem é famosa por parecer que o céu e o solo se unem, e a linha tênue de água que a cobre dá a ilusão de que as pessoas estão literalmente sobre ela.
Uyuni é uma cidadezinha do interior da Bolívia, ao sudoeste do país. Ela se transformou em um ponto turístico por conta do Salar, que também está perto da Cordilheira dos Andes. Para chegar à cidade os turistas têm que fazer uma viagem por terra. A maioria fecha pacotes com agências, devido a distância. Por exemplo, uma viagem saindo da capital, La Paz, até a cidade dura cerca de 10 horas.
Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Nele há pequenas ilhas de sal e a mais famosa é a do Pescado. O local é um lago pré-histórico que secou. Agora ele tem uma fina camada de água entre 10 e 30 cm, dependendo do lugar, e que funciona como um espelho. Ela reflete o céu, dando a ilusão de que a planície e o céu são uma única coisa.
A cidade vive de turismo e extração de sal. E os flamingos são as principais atrações da região. O Vulcão Tunupa e as Galaxias, covas com múmias pré-históricas são outras opções de roteiro. O clima local é típico de um deserto, com temperaturas podendo chegar aos 42ºC durante o dia, e a 0ºC à noite.
Como ir:
Por ser no interior, não há um voo direto do Brasil para a cidade. Quem vai a Uyuni normalmente fecha no país um pacote com agências, como o Imperio Inca que oferece viagens saindo de La Paz, San Pedro ou Salta.
Quando ir:
A única época que deve ser evitada é o verão, pois é uma estação chuvosa no país. Quem for no inverno deve ir preparado para aos baixas temperaturas, devido Uyuni estar localizado em uma região alta.
Onde ficar:
O Hotel Luna Salada é famoso na cidade por ser feito também de sal. E a vista dos quartos é voltada para o Salar de Uyuni.
Visto:
Turistas brasileiros não precisam de visto entrar no país e com estadia de até 90 dias.
Foto: phillie casablanca no Flickr
Salar de Uyuni realmente é inesquecível. É um deserto exótico¡¡