Santa Clara e Che Guevara

Praça da Revolução de Santa Clara

A figura do revolucionário é um dos maiores símbolos da ilha comunista. Existem diversas bandeiras, livros e até mesmo chaveiros que retratam esta enigmática e conhecida face do homem guerrilheiro com a famosa boina estrelar na cabeça. Sendo que a região que mais homenageia Che Guevara é Santa Clara, cujo monumento histórico em forma de estátua em memorial atrai milhares de turistas. Santa Clara e Che Guevara, cidade cubana homenageia e possui grande memorial do líder revolucionário.

A cidade interiorana é conhecida atualmente também pelo seu excelente time de beisebol. Santa Clara fica a aproximados 270 quilômetros de Havana, capital do país. São quase 3h horas de viagem de automóvel. O caminho principal é realizado na estrada nacional. Esta foi uma das primeiras terras invadidas durante o golpe contra Fulgêncio Batistas durante a Revolução Cubana. Hoje em dia conta com taxa populacional de aproximados 250 mil habitantes.

A realidade de Cuba fica mais explicita no interior. Durante o trajeto na via principal é possível visualizar diversos campos cubanos com várias plantações e arvores das mais antagônicas espécies. Ressalta-se que a estrada não possui boas condições apesar de estar na maioria do tempo praticamente vazia.

Logo na chegada é possível notar a presença de um enorme outdoor com a estrela vermelha que representa o Partido Comunista. O conteúdo do letreiro já explicita o ambiente do lugar: “Che, foi uma estrela que te colocou aqui e te fez deste povo”.  

A geografia do lugar é deslumbrante, temperatura média de 25° graus. São diversos terrenos pantanosos e escarpados. A maioria dos dias do ano é ensolarada neste clima avidamente tropical. Quem for entre maior e outubro vai encontrar clima chuvoso enquanto que de novembro a abril o ar está mais seco.

Apesar de ser argentino, esta é considera a cidade de Che Guevara. O revolucionário jamais morou no local, contudo a batalha ocorrida foi de tamanha importância à causa comuna que até hoje lhe são concedidas diversas homenagens.

O memorial pode ser avistado há muitos metros de distância. A estrutura é bastante limpa e conta com magnífica estética entre concreto e natureza campal.

Onipresente, acima de toda estrutura está o ídolo venerado. Che Guevara esculpido em figura inteira composta por bronze. A imagem mostra o guerrilheiro com roupas do exército e com uma arma de grosso calibre na mão direita.

Para encerrar vale dizer que os restos mortais de Che que foram achados no ano de 1997 na Bolívia foram trazidos por Fidel Castro até a cidade para ser enterrado no monumento.

Foto: danifeb no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.