Santo Domingo: As Américas começaram aqui!

Catedral de Santo Domingo

A República Dominicana é um pequeno país da América Central, na região do Caribe, que ocupa dois terços da Ilha de Hispaniola. A outra parte é ocupada pelo Haiti. Quem passeia pela capital do país, Santo Domingo, ouve muito a frase: “A mais antiga das Américas”. Isso se deve ao fato de Santo Domingo ter sido a primeira cidade fundada no Novo Mundo. A história do navegador Cristóvão Colombo, o descobridor da América, se mistura à história dessa pequena nação. Dizem até que os restos mortais do navegador estão na cidade. O Faro a Colón é um o monumento, museu e centro cultural que supostamente abriga o corpo de Colombo. Porém, há controvérsias com Cuba, que diz que os restos mortais do espanhol estão em seu território.

São várias construções de pedra espalhadas pela capital, que mantêm vivas as marcas da colonização espanhola. A população também herdou os costumes dos índios tainós, que habitavam a região antes da chegada dos europeus em 1492. Toda essa riqueza está espalhada pelos vários museus que contam a história sobre diferentes aspectos.
É possível conhecer as principais atrações turísticas da cidade em um único dia e a grande maioria delas são pagas. Não deixem de visitar o Museo Nacional de Historia y Geografia, uma boa oportunidade para conhecer os pertences do general Rafael Trujillo, que presidiu o país de 1930 a 1961. Neste museu, as pessoas aprendem muito sobre a história moderna da República Dominicana. Mas a principal atração é, de fato, o Alcázar de Colón, a residência onde a família Colombo morou por mais de três gerações. No local, atualmente funciona um museu, cujo acervo possui objetos que pertenceram a Maria de Toledo, esposa de Cristóvão Colombo, e a Diego Colombo, filho. Já a Catedral Primada de América é uma das construções mais importantes da cidade por ter sido a primeira igreja do “Novo Mundo”. Fica ao lado do Alcázar e certamente merece ser visitada.

A gastronomia também é um ponto forte de Santo Domingo. Ainda nas proximidades do Alcázar de Colón, há vários restaurantes instalados em casarões coloniais, que servem cardápios variados da cozinha dominicana e mundial. Esses estabelecimentos também são conhecidos como Atarazanas.

Outro atrativo importante da cidade são as praias. Lógico, Santo Domingo está na região do Caribe, um dos lugares mais paradisíacos do planeta. Sol, céu azul, mar azul-esverdeado, areia branca e fina e coqueiros são corriqueiros na paisagem local.

Foto: rickz no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.