
Cidades históricas são, em geral, perfeitas para descansar, visitar monumentos e participar de eventos regionais. São Luiz, a capital do Estado do Maranhão, tem sido muito procurada nos últimos tempos por suas tradições culturais. Muita cultura e diversão na cidade considerada o coração de Maranhão. Tombada a pedido da Unesco, grande parte do acervo histórico foi restaurado e revitalizado. No bairro de Praia Grande, é possível observar o Centro Histórico de São Luiz que atrai muitos visitantes diariamente. Ficou com vontade de conhecer a cidade? Confira aqui algumas dicas de viagem!
Para quem gosta de passear e explorar os principais pontos da cidade, o Palácio dos Leões, a Casa das Trulhas e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão são destaque. São Luíz detém uma infinidade de patrimônios históricos, museus, teatros e bastante atividade ao ar livre. A Igreja do Desterro, a Casa do Maranhão e a Igreja Matriz da Sé são abertos para visitação diária e gratuita. Além das belezas naturais, fontes históricas e feiras artesanais imperdíveis. São Luíz é sem dúvida uma das maiores belezas naturais do Brasil. Alugue uma bicicleta e fotografe a cidade.
A hotelaria de São Luiz é bastante vasta. Dentre os principais hotéis estão o Hotel Praia Ponta Dareia, o Solares Suits, o Costa Atlântico Hotéis e o Litorâna Praia Hotel. Os preços da diária variam entre cento e sessenta e trezentos reais. Normalmente, os preços aumentam devido a fatores como: proximidade da praia, infra-estrutura, quartos individuais, chuveiro elétrico e refeições incluídas. Existem pousadas a preços mais acessíveis, um pouco mais afastadas mas igualmente acolhedoras e charmosas.
A gastronomia é um capítulo a parte. São Luiz tem um cardápio bastantew variado e típico. Destaque para os frutos do mar, caldeiradas, tortas, vatapá, cururu e outras receitas com peixe, camarão e carangueijo. As sobremesas também não ficam para trás, pés de moleque, pamonha, doces de coco, tapioca e arroz doce. São muitas delícias em um só lugar! As frutas regionais também são bastante apreciadas. A acerola, pitanga, abricó, graviola, manga e outras são usadas em doces e sucos. Não deixe de experimentar o arroz de cuxá, feito com camarão seco, erva vinagreira, gergelim e mandioca.
Leia também:
Tiradentes – Um dos melhores atrativos no roteiro das cidades históricas mineiras
A cidade histórica de Ouro Preto
Foto: Lyssuel Calvet no flickr
Adorei o blog muito lindo.