São Paulo, a metrópole que não pára

”São Paulo” – obra de Tarsila do Amaral

“São Paulo! comoção da minha vida…
Os meus amores são flores feitas de original…
Arlequinal!… Traje de losangos… Cinza e Ouro…
Luz e bruma… Forno e inverno morno…
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes…
Perfumes de Paria… Arys!
Bofetadas líricas no Trianon… Algodoal!
São Paulo! comoção de minha vida…
Galicismo a berrar nos desertos da América!”

Bela e tresloucada, São Paulo já foi fonte de inspiração para artistas de diferentes tipos e vertentes. São escritores, fotógrafos, músicos, pintores e escultores que maravilhados com a grandeza da cidade, expressam o que ali sentem de diversas formas.  Em 1922, São Paulo foi palco da Semana de Arte Moderna, quando então foi lançada a famosa obra de Mario de Andrade “Paulicéia Desvairada” e de onde foi extraído o texto acima.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São cerca de 11 milhões de habitantes no município e se também considerarmos a região metropolitana, o número sobe para aproximadamente 19 milhões. São Paulo ainda é o foco da migração no país, recebendo todos aqueles que buscam um novo emprego,  uma nova condição sócio-econômica, nova carreira acadêmica, uma nova vida.

Trata-se da décima cidade mais rica do mundo e a expectativa é que em 2025, alcance a sexta posição. É o motor financeiro do país e é onde está localizada a terceira maior bolsa de valores do mundo (em valor de mercado) e a maior da América Latina, a Bovespa. É ainda sede de 17 dos 20 maiores bancos, sede de 100 das 200 empresas de tecnologia do país, é onde estão instaladas 63% das corporações internacionais e possui o maior e mais importante complexo hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas.

São Paulo é uma cidade que recebe muito turismo de negócios

Sendo assim, não é de se espantar que a cidade seja mais marcada pelo turismo de negócios. A cidade é a capital sul-americana de feiras e business e, de acordo com o ICCA (International Congress & Convention Association) é o 12º melhor destino para eventos internacionais no mundo. Na cidade que possui o maior complexo de eventos da América do Sul – o Anhembi – e gigantes cadeias hoteleiras, cujo publico final é o corporativo, acontecem 75% das principais feiras do país, sendo que as mais importantes são o Salão do Automóvel, a Couromoda e a Francal. São realizados cerca de 90 mil eventos por ano, o equivalente a 1 evento a cada 6 minutos! Dentre os eventos mais importantes que a cidade oferece estão o Circuito de Interlagos e a São Paulo Fashion Week, garantindo à cidade o título de 8ª capital da moda mundial e a primeira da América Latina. Os setores que mais realizam eventos, respectivamente, são: médico, cientifico, tecnológico, industrial e educacional. Esse mercado definitivamente movimenta a economia da cidade, gerando mais ou menos R$ 2,9 bilhões de receita/ano e criando aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos.

Entretanto, São Paulo também é conhecida pelo turismo cultural. Segundo o site de turismo da cidade, estamos falando de cerca de 160 teatros, 260 salas de cinema, 110 museus, 40 centros culturais, 2 iate clubes, 7 grandes casas de espetáculos, 290 salas para shows e concertos. A oferta cultural atende todos os tipos de gostos e poder aquisitivo. Não deixe de visitar o Teatro Municipal, a Sala São Paulo, o MASP, o Memorial da América Latina, o Museu do Ipiranga, a Catedral da Sé e o Pátio do Colégio, a famosa feira da Benedito Calixto, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa das Rosas, a Av. Paulista, a luxuosa Rua Oscar Freire, o Planetário do Ibirapuera, o bairro da Liberdade,  a Galeria do Rock, a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado. Com tantas opções fica difícil entender o dito popular que diz que “shopping é praia de paulista”….

Teatro Municipal, São Paulo

Analisando algumas estatísticas do turismo em São Paulo (novamente segundo o site de turismo), vemos que “50% dos turistas vêm a negócios, 39% para participar de eventos e lazer, e o restante para tratar da saúde, fazer cursos ou ingressar nas faculdades, visitar parentes, etc. Dos turistas estrangeiros, a maioria é proveniente dos Estados Unidos, Argentina, Espanha e Itália. Os turistas nacionais vêm do Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre”.

A diversidade de culturas e raças misturadas em São Paulo permite que a cidade ofereça uma rica gastronomia, com mais de 50 tipos de culinária. São churrascarias, restaurantes italianos, tailandeses, japoneses, mexicanos, fast-foods, nordestinos, franceses e muitos outros, convivendo em perfeita harmonia. Em que outro lugar do mundo são feitas 720 pizzas por minuto?

Aqueles que imaginam São Paulo repleta de arranha-céus e pessoas apressadas, estão corretos. Mas a cidade não se resume a isso. Nela está a maior reserva florestal urbana do Brasil – o Parque Estadual da Cantareira – e existem cerca de 75 parques e zonas verdes, sendo que o Parque do Ibirapuera é o mais famoso.

Com tantas atribuições e lideranças, a cidade faz jus ao seu lema “Non dvcor; dvco” (Não sou conduzido, conduzo). Vale a pena uma visita a esta maravilhosa cidade, a fim de entender sua rotina incessante, os hábitos dos seus moradores e a diversidade cultural que ela oferece.

Leia mais sobre São Paulo:
Aproveite o melhor de São Paulo
Roteiro de compras por São Paulo

Foto São Paulo cidade negócios: fondosypantallas.com
Foto Teatro Municipal: prosaserisos.blogspot.com

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

2 comentários em “São Paulo, a metrópole que não pára”

  1. Olá Agusti,

    Sim, Sao Paulo é uma cidade que merece ser visitada.

    Se quiser mais informacoes, visite o site de turismo oficial da cidade (http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/). Ali você encontra opcões de passeios, principais monumentos e inclusive roteiros interessantes para turistas oferecidos pelo metrô de SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *