Sede do poder executivo da África do Sul, Pretória é um lugar tranqüilo

Union Buildings jardim e centro da cidade de Pretória, África do Sul

Localizada no norte da província de Gauteng, a 50 km a nordeste de Johannesburgo, Pretória é a capital administrativa do país. A cidade abriga o poder Executivo da nação, enquanto a Cidade do Cabo é a sede legislativa e Bloemfonteim a capital judiciária. Fundada em 1855, Pretória possui 1,5 milhões de habitantes. O clima ameno durante o ano todo se deve ao fato da capital estar localizada numa altitude de 1343 metros acima do nível do mar. Temperaturas agradáveis, dias ensolarados e um visual cenográfico fazem de Pretória um dos lugares mais agradáveis de toda a província. Se, por um lado, Johannesburgo e Soweto são marcadas com mais intensidade pelas lembranças tristes do Apartheid, por outro, Pretória possui um ambiente mais alegre.

No alto de uma colina, os imponentes edifícios oficiais de tonalidades amarelas – conhecidos como Union Buildings – dão um toque de charme à capital executiva do país. Um verdadeiro cartão postal. Os arredores da capital sul-africana são repletos de desenhos geométricos coloridos, feitos pelo grupo zulu Ndebele. É uma obra de arte típica, que faz parte da identidade da região. Até mesmo o Brasil deu uma contribuição positiva para a paisagem de Pretória. Inúmeros jacarandás encontrados nos ecossistemas tupiniquins foram exportados para a África do Sul para enfeitar as ruas de Pretória com suas flores coloridas, que dão um espetáculo na primavera. Para quem se interessa por compras, o Hatfield Square abriga shoppings, restaurantes, bares e lojas variadas.

Quem visita Pretória ganha uma nova noção sobre a África. Aquela imagem estereotipada de um lugar onde só existe vida selvagem dá lugar a um cenário nunca imaginado para a África do Sul. Prédios modernos misturados a construções tradicionais, como casarões do século XIX, mostram o lado urbanizado e civilizado do continente negro. A mistura étnica da população local é harmoniosa, com habitantes descendentes de franceses, holandeses, ingleses, alemães e africanos de origem zulu. Além do inglês, um dos idiomas oficiais do país é o africâner, uma variedade do holandês com influências locais. Não dá para imaginar que no século passado o país foi marcado pela segregação racista do Apartheid. Lógico, vale lembrar que, embora muita coisa tenha melhorado desde então, o país ainda não é totalmente igual. Mas algumas mudanças acontecem como tentativa de superar os traumas, como a recente mudança do nome da cidade de Pretória para Tswane. Desde 2005, esse é o nome oficial da capital, embora a denominação “Pretória” continue sendo muito usada.

Pretória ou Tswane, o que realmente importa é que o lugar é muito acolhedor para turistas estrangeiros. A alegria e a hospitalidade da população fazem com que quaisquer pessoas se sintam em casa.

Foto: iursu no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.