Taubaté atrai o público infanto-juvenil com o Sítio do Picapau Amarelo

Taubaté é a cidade do Picapeu Amarelo

Conhecida em todo o Brasil, a turma do Sítio do Picapau Amarelo encantou – e ainda encanta – várias gerações. A obra de Monteiro Lobato ganhou projeção nacional quando foi exibida na televisão entre as décadas de 1970 e 1980 e durante os anos 2000. Os personagens da saga fazem parte de um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira e, podem ser encontrados de verdade em Taubaté. Por ser a terra natal de Monteiro Lobato, a cidade abriga o Sítio do Picapau Amarelo e atrai milhares de turistas todos os anos. A propriedade de 20.000 metros quadrados, na qual o autor passou sua infância é, atualmente, um dos maiores pontos turísticos do município. O Sítio também abriga o Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, na casa que pertenceu ao avô materno do escritor, José Francisco Monteiro – o Visconde de Tremembé.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura do Estado de São Paulo, o Museu Monteiro Lobato, criado em 1958, é o mais visitado do interior paulista. Os visitantes são recebidos por monitores caracterizados pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Cuca, Saci-Pererê, dentre outros, que apresentam o espaço e contam a história de vida do escritor. O Museu tem salas de exposições de artistas plásticos da região e uma biblioteca, cujo acervo conta com todas as obras infantis de Lobato. O casarão possui ambientes reservados para que público possa relaxar e fazer leituras, além de disponibilizar livros para empréstimo. Boa parte da mobília original da casa está preservada e inúmeros objetos pessoas de Monteiro Lobato estão espalhados pelo local.

Quem visita o Museu entra em contato com o cenário que inspirou o escritor a compor os personagens e as histórias. A cozinha da Tia Anastácia, por exemplo, é exatamente aquela descrita nos livros e muito parecida com a exibida nas versões da televisão. O casarão foi construído em uma estrutura de taipas de pilão, sendo um exemplar típico da arquitetura colonial do século 19. Além de entrar em contato com a cultura e o folclore brasileiro, o turista também aprende um pouco mais sobre a história do Brasil dos tempos da economia do café.

Além do Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o Sítio conta ainda com uma área verde de 18.000 metros quadrados, playground e áreas reservadas para piquenique. A turma do Sítio do Picapau Amarelo também anima as crianças com as apresentações teatrais ao ar livre. O sítio funciona de terça a domingo, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

A cidade de Taubaté, localizada no Vale do Paraíba paulista, pode ser acessada pela Rodovia Presidente Dutra e está entre as duas maiores metrópoles do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto Taubaté: virtualtourist.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.