Terra dos esportes radicais, Brotas atrai 140 mil turistas por ano

Brotas é a terra dos esportes radicais

Localizada praticamente no coração do estado de São Paulo, a cidade de Brotas é o maior pólo do turismo de aventuras radicais no Brasil. São mais de 240 km de distância que separa a cidade interiorana da capital paulista. Com 22 mil habitantes, Brotas recebe em média cerca de 140 mil turistas por ano. Para atender toda essa demanda, o município conta com uma vasta rede hoteleira, que inclui hotéis e pousadas espalhados pelas zonas rural e urbana. A dica é chegar ao local de carro, o meio de transporte mais eficiente para quem pretende explorar as inúmeras atrações radicais da cidade. Quem vai de ônibus perde muito tempo durante a locomoção, pois as fazendas e sítios onde são praticados os esportes de aventura são afastados do centro da cidade. Evite se deslocar pelo município usando táxis, pois isso encarece muito a estada na região.

Quem visita esta cidade deve levar na bagagem protetor solar, roupas leves, tênis para caminhada e muito repelente. Os esportes costumam sujar e molhar, portanto é aconselhável que os acessórios sejam velhos. A maior parte das atrações radicais está concentrada ao longo da estrada Municipal Brotas/Patrimônio. A Igreja de Santa Cruz é o ponto de referência para quem segue nesta direção. Para os mais religiosos, vale a pena conhecer a imagem de madeira da Nossa Senhora de Brotas, padroeira da cidade

Como toda cidade do interior brasileiro, Brotas possui uma Igreja Matriz, um clima sereno e todas as pessoas se conhecem. O que diferencia este lugar dos demais do gênero é justamente o título de “capital paulista do turismo de aventura”. Não deixe de encarar um rafting ou bóia-cross no rio Jacaré Pepira, o principal da cidade. Ou então, para quem prefere algo em terra firme, existem inúmeras opções de tirolesa, rapel, cavalgadas, trilhas em meio a matas fechadas etc. É possível praticar essas modalidades durante o ano inteiro, inclusive no inverno. As principais agências de turismo oferecem guias diários para auxiliar os visitantes nessas empreitadas. Com toda essa variedade, fica impossível conhecer Brotas em apenas um final de semana. Há atividades suficientes para várias visitas. Quem gosta de tomar banho de cachoeira tem alternativas de sobra: Das 74 quedas d’água da região, 27 estão abertas a visitação.

Porém, como nem todas as pessoas gostam de se submeter a grandes doses de adrenalina, Brotas também oferece atrações mais tranqüilas, como o Centro de Estudos do Universo. Astrônomos amadores se divertem com o potente telescópio e com as sessões interativas do planetário.

Foto Brotas esportes radicais: brasilnetwork.tur.br

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.