Tocantins, um oásis no coração do Brasil

O Parque Estadual do Jalapão, conhecido como “deserto brasileiro”

Desbravar os sertões do Brasil é uma experiência que nem todo mundo tem a noção do quanto pode ser bom para conhecer o país de verdade. O Vale do Jalapão, situado no leste do estado do Tocantins, é um lugar de natureza intocada, onde muitas pessoas encontram a verdadeira paz quando visitam. Fazer essa expedição pelo estado mais novo da Federação brasileira é algo que todo brasileiro deveria fazer. Esse roteiro é apropriado para aventureiros que não fazem questão de ter a certeza exata do que vão encontrar pela frente.

Localizado na região norte do Brasil, o Tocantins foi desmembrado do estado de Goiás em 1989, sendo a vigésima sexta unidade da Federação. O Parque Estadual do Jalapão é um dos principais destinos turísticos tocantinenses, fazendo parte do município de Mateiros, próximo à divisa com o Maranhão, o Piauí e a Bahia. A reserva é repleta de dunas douradas e poços borbulhantes, no meio de uma região árida pontilhada de oásis. A temperatura média anual da região é de 30 graus. Além do clima agradável, o Jalapão conta com inúmeros rios, riachos e ribeirões de águas cristalinas.

O ambiente não é tão diferente das savanas africanas. A diferença é que o Jalapão está numa região de transição entre o cerrado do Centro Oeste e Norte e a caatinga do sertão do Nordeste. Este parque estadual é conhecido como “deserto brasileiro”, já que há várias montanhas de areia e dunas, além de uma densidade demográfica de apenas 0,8 habitantes por quilômetro quadrado. O nome da reserva se deve a um tubérculo característico do Tocantins, a jalapa-do-brasil.

É interessante conhecer os poços borbulhantes típicos do Jalapão, no qual é praticamente impossível que os banhistas se afundem graças à pressão das partículas de areia e das águas subterrâneas. Esse fenômeno natural é conhecido como Ressurgência e é típico dessa área do Tocantins.

O setor turístico começou a ganhar força na região a partir de 2002, mesmo que num ritmo lento. Porém, essas mudanças já puderam ser sentidas pela população local, que ganhou mais oportunidades de trabalho e renda com o turismo. A maioria dos que visitam o Vale do Jalapão são aventureiros e mochileiros.

O leste do Tocantins está na rota de alguns circuitos automobilísticos que percorrem o interior do Brasil, como o “Rally dos Sertões”. Existem algumas rotas que são percorridas por caminhões adaptados, acompanhados de guias turísticos, como nos famosos safáris da África. Vale a pena se programar.

Foto: Lucas Flavio no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.