Tolkien’s House: o bar de O Senhor dos Anéis

Tolkien’s House, um bar na cidade de Zagreb
Tolkien’s House, um bar na cidade de Zagreb

A Nova Zelândia foi o palco das filmagens da trilogia O Senhor dos Anéis. Cidades como Wellington e Matamata têm como principais atrações as locações onde o filme foi feito. E para os fãs da trilogia mais um lugar pode ser adicionado na lista: o Tolkien’s House, um bar na cidade de Zagreb, na Croácia. Inaugurado em 1996 por um médico, o estabelecimento, que é todo temático, foi feito em homenagem aos livros.

Quem sobe a ladeira da rua Opatovina na cidade se surpreende com o bar temático localizado entre outros inúmeros pubs. Ao entrar logo se nota um aviso na parede um aviso proibindo a entrada de trolls, orcs e goblins. O local é pequeno e escuro, mas o melhor lugar é o terraço que conta com várias cadeiras em cima de grama artificial. O pub foi todo decorado com objetos da Terra Média, como espadas e peças usadas por trolls.

O clima é bastante legal e ótimo para ir com amigos para conversar e beber. E não foi somente a decoração do Tolkien’s House que foi baseada na trilogia , mas também o cardápio que segue a linha da Terra Média. O menu conta com o que eles chamam a “cerveja original dos hobbits” que é servida numa caneca no mesmo estilo do filme. A bebida custa 20 kunas, cerca de R$ 6,50.

O cardápio – que tem 15 páginas- acaba dificultando um pouco para quem é estrangeiro e deseja comer, pois os pratos estão escritos em croata e em quenya, a língua dos elfos, mas apesar disso os drinques estão em inglês. Os coquetéis receberam os nomes dos personagens como Aragorn, Sauron e Lady Arwen. O Red Mordor, por exemplo, é feito de suco de tomate e limão com vodca, sal e pimenta. Há também um cardápio com soft drinks. Alguma das bebidades famosas são o Beijo de Ladriel – que é cointreau e Baileys– e o My Precious feito de Amaretto, canela e licor de café. Dentre as bebidas sem álcool tem o Pôr do Sol na Terra Média de suco de limão, laranja e granadina.

O Tolkien’s House cresceu muito no boca a boca e principalmente depois do lançamento da trilogia nos cinemas. Muitos turistas são atraídos pela temática do pub, que não só oferece bebidas relacionadas ao filme mas também possui um menu rico em cervejas incluindo as irlandesas, frutadas e as alemãs de malte defumado. As opções são as mais diversas, mas o que importa no final é se divertir no mundo do Senhor dos Anéis, mesmo que seja na Croácia.

Foto: trolek.blog.hr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *