Três países, uma só beleza

Foz do Iguaçu, lado brasileiro

Brasil, Paraguai e Argentina dividem uma das paisagens naturais mais bonitas do mundo: A região da bacia hidrográfica do Rio Paraná. A cidade de Foz do Iguaçu, no extremo oeste do estado brasileiro de mesmo nome, do qual é a sétima mais populosa – 250 mil habitantes – é um dos lugares mais encantadores do Brasil. É conhecida internacionalmente pelas cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina. O maior conjunto de quedas d’água da Terra possui cerca de 270 cachoeiras na zona fronteiriça, com alturas que variam de 40m a 90m.  Nos últimos anos, o local começou a atrair cada vez mais turistas conforme a infra-estrutura apropriada foi se aperfeiçoando. As cataratas do Iguaçu possuem passarelas e mirantes ousados, que permitem tocar e ser tocado pelo aguaceiro. A região recebe em média aproximadamente 1,2 milhões de visitantes por ano, durante todos os meses. É o segundo destino turístico mais visitado no Brasil e o primeiro da região Sul.

As passarelas suspensas pelas cataratas permitem ver as quedas d’água de vários ângulos e ouvir o barulho intenso das corredeiras de perto. Tudo isso, claro, na maior segurança. Aos aventureiros e amantes dos esportes radicais, a dica é fazer passeios de tirolesa, rafting e rapel no Rio Iguaçu.

São dois parques nacionais que cuidam da preservação desse ambiente, um do lado brasileiro e outro do argentino. Na cidade portenha de Puerto Iguazu, é interessante percorrer as trilhas no meio da mata, ao som de pássaros cantando e das quedas d’água. Nos trechos da Garganta do Diabo e do Salto Bosseti, a grandeza da paisagem chega a ser assustadora.

A cidade de Foz do Iguaçu faz parte de uma área urbana com população de mais de 700 mil pessoas, junto com Ciudad Del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazu, na Argentina. O parque hoteleiro do lado brasileiro grande e conta com profissionais do turismo que falam o português, espanhol e, em alguns casos, o inglês. A zona da tríplice fronteira oferece atrações para todos os gostos. Quem gosta de fazer compras, o Paraguai é o lugar ideal. Quem gosta de vida noturna, a dica é passar esses momentos nos cassinos e restaurantes da Argentina. O Brasil é um lugar agradável para relaxar no Parque das Aves.

A economia de Foz do Iguaçu é a terceira maior do estado do Paraná, atrás apenas de Curitiba e Londrina. Dentre as fontes de renda da cidade, o turismo e a geração de eletricidade são as principais. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Foto: Claudio Barbosa no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Três países, uma só beleza”

  1. El meior hotel es HOTEL DAS CATARATAS de 5 estrelas em Iguazu National Park, em comparação com Niagara Falls. Tem uma piscina exterior e campo de ténis. Os quartos do Hotel das Cataratas tem uma ampla sala de estar, TV a cabo, acesso à Internet e casa de banho privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *