Turismo cívico e de entretenimento em Washington D.C

Monumento à Washington com o Capitólio em segundo plano

Washington é uma metrópole de 570 mil habitantes localizada no Distrito de Colúmbia, nordeste dos Estados Unidos da América, sendo a capital do país. Para não se confundir com o estado de Washington, no oeste americano, acrescenta-se a sigla D.C (District of Columbia) após o nome da cidade. Empolgante e sofisticada, a cidade foi planejada por George Washington em 1790 para ser a sede do governo norte-americano. Atualmente, atrai milhares de turistas por ano de todos os cantos dos EUA e do resto do mundo. A capital possui inúmeros parques, monumentos, museus e memoriais que são cartões postais da cidade. Os prédios governamentais também impressionam os visitantes.

As pessoas geralmente associam as capitais dos países ao ambiente carregado das decisões e atividades políticas. Mas Washington, assim como qualquer outra capital do mundo, não vive só de política. A cidade de largas avenidas possui teatros badalados, restaurantes, cafés, bistrôs e clubes de jazz em quantidade suficiente para distrair aquelas pessoas que acham insuportável o patriotismo exacerbado do povo dos Estados Unidos. Localizada às margens do Rio Potomac, Washington também abriga o maior complexo de museus do mundo, o Smithsonian Institute. O local serve como centro de pesquisa para historiadores e possui mais de 142 milhões de artefatos, além de 19 museus e galerias espalhados pelo parque National Mall.

Com estações de metrô sempre próximas dos pontos turísticos, o visitante pode se locomover facilmente pela cidade. Washington também atrai as pessoas que estão sempre em busca de vida noturna agitada. São pubs, casas de show, bares e boates espalhados pelas ruas da capital americana para divertir turistas e moradores. Ou seja, o clima sério da política fica restrito à Casa Branca.

Porém, os edifícios públicos federais do governo dos Estados Unidos também são atrações que merecem uma visita. Vale a pena visitar a Casa Branca (sede do gabinete oficial da presidência da República), o Capitólio (sede do Congresso) e o Memorial Lincoln. A arquitetura em estilo clássico faz desses pontos turísticos verdadeiros cartões postais do país. O edifício do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), que foi parcialmente danificado após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2011, também merece uma visita. Outro lugar de interesse é o Monumento à Washington, situado no meio do eixo cívico da capital. Todos esses lugares transmitem certa familiaridade aos visitantes, que certamente já viram esses pontos em filmes hollywoodianos, seriados e noticiários internacionais. Não há como não se encantar com essa cidade.

Foto: Francisco Diez no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.