Turismo em Gramado

Gramado oferece muitas atrações para os turistas

Gramado é uma das cidades que recebe mais turistas no circuito da conhecida Serra Gaúcha. Isso porque em Gramado ocorrem diversos eventos e é local repleto de atrativos, seja para família, a dois ou entre amigos. O local é lindo, com clima ameno, tornando-se especialmente convidativo no outono e inverno. As comidas típicas e atrações relacionadas com a cultura do local são os fatores que mais atraem turistas de todo o Brasil, mas não são os únicos.

Para o turista que vai conhecer Gramado vale a pena se informar sobre festivais e eventos que estarão ocorrendo na cidade, pois estes são muito comuns, mas mesmo que a visita seja em um período mais tranquilo as opções de pontos turísticos que merecem uma parada são muitas. Os principais pontos turísticos de Gramado são:

Pórticos: Existem dois pórticos que recebem os turistas, o de Via Nova Petrópolis e o de Via Taquara, ambos, com suas diferenças são belos locais para tirar fotos de lembrança da visita a cidade.

Vale do Quilombo: Local de extrema beleza natural, onde fica claro mais um dos atrativos da cidade gaúcha.

Igrejas:  As principais igrejas são a do relógio e a Igreja São Pedro, ambas com arquitetura harmoniosa que demonstra a religiosidade presente na região.

Palácio dos festivais:  Local muito conhecido por ser sede da exibição dos filmes durante o festival de cinema de Gramado, muito visitado especialmente na época do evento.

Rua coberta: É uma rua em que ocorrem diversos festivais e eventos da cidade, além disso é atração o ano todo para os turistas, pois é um centro comercial e gastronômico da cidade.

Green land:  Mais uma opção que foge da ideia de que Gramado apenas oferece opções de turismo mais calmas, é um espaço em que o contato com a natureza é priorizado, ideal para crianças e adultos.

Museus:  o Museu do perfume e o Museu do chocolate são os mais visitados da cidade, contanto respectivamente as histórias desses produtos, mas ainda há o museu de cera, medieval e de motos agradando a diferentes visitantes.

Além dos pontos turísticos citados é possível aproveitar muitas outras atrações em uma visita a Gramado, saindo do roteiro típico que prioriza a gastronomia e os vinhos da região, porém, é evidente que comer e beber bem tem tudo a ver com Gramado. Em sua visita a região não deixe de frequentar restaurantes, e até vinícolas que além de mostrar o processo de fabricação do vinho, muitas vezes contam com amplo espaço gourmet para degustação dos visitantes. Ou seja, independente de quais são seus interesses Gramado terá sempre uma opção que irá agradar.

Foto Gramado: panoramio.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *