Um passeio por um dos paraísos ecológicos mais preservados do mundo: a Costa Rica

Costa Rica é um paraíso da natureza

A Costa Rica é um país localizado na América Central, limitado a norte pela Nicarágua, ao sul pelo Panamá, a leste pelo Oceano Atlântico (Mar do Caribe) e a oeste pelo Oceano Pacífico. Aliás, senso de direção é o que não falta para a maioria dos costarriquenhos. Acredite se quiser, não existem endereços muito específicos na Costa Rica, como nomes de ruas ou número nas casas. As pessoas se orientam com informações do tipo “500 metros ao Norte, no prédio com azulejos brancos”. Dificilmente o fazem com a ajuda de bússolas e GPS. O povo da Costa Rica se relaciona muito bem com o espaço e não se surpreenda se até mesmo você começar a adquirir noção de distância e dos pontos cardeais e colaterais. Geografia é uma disciplina levada a sério neste pequeno país de pouco mais de cinco milhões de habitantes e de 51 mil km2. E é neste pequeno território que está abrigado 5% da biodiversidade de todo o planeta, boa parte preservada pela própria população que sabe respeitar a mãe natureza. A Costa Rica é reconhecida internacionalmente por ser um dos países que mais conservam seus ecossistemas.

O ecoturismo é um dos atrativos mais fortes para qualquer visitante que chega à Costa Rica. Embora de um modo geral o país seja predominantemente tropical, o clima pode variar de acordo com a altitude ou com a umidade. O território estreito do país é cortado de noroeste a sudeste pelas cordilheiras escarpadas de Guanacaste e Talamanca. Nas áreas costeiras do Atlântico e do Pacífico, o relevo é mais plano. Isso tudo faz com que, embora a área territorial seja pequena, a Costa Rica tenha doze zonas climáticas distintas. A alta temporada turística se dá no período entre dezembro e abril, durante a estação seca. Já a estação chuvosa ocorre de maio a novembro, sendo comuns tempestades tropicais fortíssimas.

Cerca de 30% da área da Costa Rica é coberta por florestas tropicais preservadas. Praias paradisíacas estão espalhadas por todo o país e, não muito longe da zona costeira, existe também a presença de vulcões. A paisagem natural da Costa Rica é encantadora. Quem atravessa o país do Atlântico até o Pacífico – o trajeto é curto, dura no máximo 5 horas – se encanta com tudo o que vê pela frente. Outro atrativo da Costa Rica está localizado a 530 km a sudoeste do litoral sul do país, no meio do Oceano Pacífico: a Isla de Coco, famosa por ter sido cenário do filme Jurassic Park, de 1993. A ilha é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Para quem curte um ambiente mais urbano, a dica é visitar a capital e maior cidade do país, San José. Considerada uma das metrópoles mais prósperas da América Central, a capital costarriquenha possui 340 mil habitantes e está localizada nas cordilheiras do centro do país, a 1160 metros acima do nível do mar. San José é uma cidade cosmopolita, repleta de museus, galerias de arte, bares, hotéis e restaurantes. Vale a pena conhecer o ativo vulcão Poas, um dos mais visitados do país por estar próximo de San José.

Foto Costa Rica: Wha’ppen no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.