Um reduto alemão no sul do Brasil: Joinville

Joinville é conhecida como "Cidade das Flores"

Maior cidade de Santa Catarina, Joinville abriga uma população de 515 mil habitantes. O município localizado no nordeste do estado foi por muito tempo um local de turismo de negócios ou apenas rota de passagem entre os destinos do sul do Brasil. Também conhecida como “Cidade das Flores”, Joinville está no meio do caminho entre a capital de seu estado e Curitiba, além de ser localizada a apenas 45 km do litoral catarinense. Esta cidade, porém, tem muito mais a oferecer, como por exemplo, os congressos, convenções, festivais e eventos esportivos e culturais. Além dos negócios, Joinville também possui uma vida noturna agitada e, para quem prefere mais tranqüilidade, o bucolismo da zona rural é o ideal.

A arquitetura das construções de Joinville é chamativa e revela as origens da cidade. Não deixe de caminhar pelas ruas do centro para conferir os traços germânicos dos prédios, que se misturam com a modernidade. Para conhecer melhor a história da chegada dos imigrantes alemães e o impacto causado na sociedade catarinense, visite o Museu de Imigração e Colonização. A entrada é gratuita. Outro lugar de interesse é a Rua das Palmeiras, cartão postal da cidade repleto de exemplares centenários desse tipo de árvore.

Na área rural de Joinville também é possível conhecer melhor a história da região. Para fazer turismo nessa área, é necessário passar primeiro pela Casa Kruger, patrimônio tombado pelo estado nos anos 90 que abriga um posto de atendimento a quem procura esse tipo de tour. Alguns locais precisam de agendamento prévio para visitação. Na região da Estrada Bonita, o visitante pode conhecer diversas propriedades abertas à visitação. Na fazenda da família Kersten, é possível observar a ordenha de vacas e provar as delícias produzidas artesanalmente, como pães, cucas, geléias, cachaça, mel etc. Na estrada Isaak, não deixe de conferir o Engenho de farinha Silva, que produz o alimento de forma artesanal com seus moinhos rudimentares.

Para fazer jus ao apelido mais famoso da cidade, a Festa das Flores agita as ruas perfumadas e decoradas de Joinville no mês de novembro. Já na metade do ano, em julho, a atração é O Festival de Dança, que atrai turistas e artistas de várias partes do Brasil e do mundo.

É fácil chegar até Joinville. O aeroporto, a 10 km do centro da cidade, recebe vôos diários vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A BR-101, que liga o país de norte a sul, é a principal rodovia que dá acesso à Joinville.

Foto Joinville: skyscraperlife.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.