Ushuaia, uma boa opção para quem visita a Argentina

Ushuaia é a cidade mais meridional do mundo

Localizada próximo ao extremo sul da América do Sul, Ushuaia é considerada a cidade mais austral do planeta. Com 45 mil habitantes, é a capital da Província da Terra do Fogo, na Argentina. O clima é extremamente frio, com temperatura anual média de 4,7 graus Celsius, que pode chegar a 20 graus negativos em determinadas épocas do ano. É recomendável levar agasalhos pesados, luvas, botas, cachecóis e botas, já que o tempo pode sofrer mudanças bruscas devido ao relevo montanhoso e à proximidade com o pólo sul. Ushuaia é servida por um aeroporto que recebe voos diretos de vários lugares da Argentina, incluindo Buenos Aires. A cidade, por estar numa região turística, possui uma ampla infra-estrutura hoteleira.

Ushuaia é banhada pelas águas frias do Canal Beagle e está na Ilha da Terra do Fogo, separada do continente pelo Estreito de Magalhães. Na cidade conhecida como “Fim do Mundo”, a paisagem é encantadora. A área urbana é cercada de picos de neve eterna, bosques floridos, além de icebergs, glaciares e ilhas habitadas por pingüins, gaivotas e leões marinhos. As ruas da cidade são calmas e a arquitetura das construções lembra o estilo europeu. A região é repleta de belezas naturais exuberantes que ainda não sofreram alterações pelo homem. O clima hostil da Terra do Fogo, com seus gélidos ventos que sopram constantemente do pólo, não permite que seres humanos habitem certas áreas. Ushuaia é ponto de parada obrigatória para embarcações que se dirigem à Antártida.

A área urbanizada conta com inúmeras opções de restaurantes, comércio e uma vida cultural agitada. Uma das atrações da cidade é o Trem Del Fim Del Mundo, um passeio que percorre trechos de uma ferrovia antiga construída dentro do Parque Nacional Tierra Del Fuego. O ingresso custa 25 dólares por pessoa. Ushuaia foi fundada em 1884, embora a região tenha sido desbravada antes por Fernão de Magalhães, no século XVI. Para contar essa história, a cidade possui alguns museus que valem a pena ser visitados. O Museo Del Fim Del Mundo conta com um acervo que mostram as características culturais e sociais dos grupos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. Também possui uma mostra de objetos que pertenceram aos exploradores do local. O Museu de Maquetas Mundo Yámana, o Museu Marítimo e o Museu Del Presidio de Ushuaia são boas opções para os visitantes.

Para quem gosta de praticar esportes, o Cerro Castor é a melhor alternativa. O complexo possui estrutura para várias modalidades praticadas na neve, como o esqui, snowboard e trenós puxados por cães.

Foto: .v1ctor. no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *