Passagens – Comece a pesquisar suas passagens com antecedência, em épocas de baixa temporada e fique atento ás promoções e pacotes familiares que as companhias oferecem. Calcule tudo direitinho, afinal, é anunciado apenas o preço da passagem, sem a taxa de embarque. A dica é ligar para a empresa e confirmar o valor exato que irá pagar para não ter surpresas de última hora.
Automóvel – Se você decidiu pegar a estrada com a família ou até mesmo sozinho, não dispense uma revisão no carro, afinal, até os imprevistos precisam ser previstos nesta hora. Certifique-se se os pneus estão em bom estado e esteja sempre com a documentação em dia. Se a viagem for muito longa, ou seja, mais de quatro horas, pare em algum local para comer e ir ao banheiro regularmente. Não ultrapasse o limite de velocidade para chegar mais rápido, isso causa muitos acidentes em épocas de alta temporada. Dirija com calma e bem descansado, afinal, o trajeto de carro também é muito interessante, dá para tirar bastante foto.
Excursão – São uma ótima escolha para quem gastou um pouco a mais nos presentes de natal. Excursões costumam ser mais baratas e são muito menos cansativas que viajar com o próprio carro. Normalmente as viagens são acompanhadas por guias turísticos que te levam aos principais pontos de visitação. E você ainda aproveita para fazer amizade e tirar bastante foto. Muitos passeios ecológicos só podem ser feitos em grupo, se você estiver em uma excursão, terá mais opções de lazer, além de não precisar se preocupar com hotel. Fique atento se o ônibus é regularizado e está em boas condições e certifique-se se o guia é de confiança e se tem boas referências.
Mochilão – Para quem quer fugir da rotina urbana e se mandar para um local de praia, serra ou montanha só com uma mochila nas costas, a dica é beber bastante líquido, usar roupas leves e confortáveis e ter bom preparo físico. Mesmo em viagens para fugir de tudo e de todos não é muito aconselhável ir totalmente sozinho, escolha um amigo, por precaução. Antes de sair sem rumo, pesquise os preços de albergues e restaurantes, e claro, não se esqueça do mapa.
Leia também:
Foto: claudiupetre.wordpress.com