Visitas aos prédios públicos de Brasília garantem aos visitantes uma verdadeira aula de civilidade e cidadania

Catedral de Brasilia

Brasília é aparentemente uma cidade monótona, provavelmente pelo fato de ser associada aos escândalos de corrupção que tanto desiludem o povo brasileiro. Mas quem visita este lugar percebe que a capital Federal não se restringe apenas à política. O Distrito Federal impressiona pela beleza na arquitetura dos edifícios e pelas opções de lazer e entretenimento. Inaugurada em 21 de Abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília é a quarta maior cidade brasileira, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O plano piloto da capital foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa e vários prédios do eixo cívico e arredores foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As características únicas e o planejamento da cidade levaram à UNESCO a considerar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Até mesmo o cosmonauta russo, Yuri Gagarin – primeiro homem a viajar para o espaço – ficou impressionado com a modernidade da cidade recém construída. Em 1961, quando esteve em Brasília, chegou a dizer: “Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra”.

Erguida no meio do nada, num lugar rodeado apenas pelo típico cerrado do Centro-Oeste brasileiro, a nova Capital Federal ficou pronta em um prazo recorde de cinco anos. Atualmente, Brasília recebe milhares de visitantes por ano, vindos de vários lugares do Brasil e do mundo. Por sediar os órgãos governamentais e os três poderes da República, o turismo cívico é a maior atração de Brasília. Visitar a cidade significa conhecer aspectos da vida política que dizem respeito a toda população brasileira. Muita coisa que interessa a qualquer cidadão pode ser encontrada nas visitas monitoradas em vários prédios públicos, como o Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode conhecer a Plenária da Câmara dos Deputados e do Senado. O edifício sede do legislativo é um dos principais cartões postais do país e está localizado na Praça dos Três Poderes, onde também estão o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a Catedral, o Memorial JK, O Teatro Nacional Cláudio Santoro e o Catetinho também estão entre os pontos mais visitados de Brasília.

A cidade também oferece opções de lazer ao ar livre, como o Parque Nacional de Brasília, distante a 10 quilômetros do centro, com piscinas naturais de água gelada e trilhas em meio ao cerrado. Já nos setores comerciais da capital, existe uma variedade shopping centers, bares e restaurantes com música ao vivo e clubes com quiosques a beira do Lago Paranoá. Essa é Brasília que reúne os sotaques de todas as regiões do Brasil, mas que não aparece diariamente nos jornais.

Brasília é servida pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, que recebe vôos diretos de várias capitais brasileiras, além de contar com uma ampla rede hoteleira. A capital Federal será uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. O Estádio Mané Garrincha, próximo ao observatório da Torre de TV, foi demolido e uma nova arena já está em construção.

Foto: photomlynarz no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *