Vitória, uma das cidades mais antigas do Brasil

Vitória, Brasil

Situada no litoral centro-sul do Espírito Santo, Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (As outras são Florianópolis – SC e São Luís – MA).  Aliás, a cidade de Vitória está situada num arquipélago e possui uma geografia invejável, repleta de montanhas, praias e costões. Com aproximadamente 330 mil habitantes, Vitória é a quarta maior cidade do estado, sendo superado por três municípios limítrofes da região metropolitana: Vila Velha, ao sul de Vitória; Cariacica, a oeste; e Serra, ao norte da capital. Ao leste da capital capixaba, está o Oceano Atlântico e as praias turísticas da cidade. Não deixe de conhecer as praias do Canto e Curva da Jurema, ambas com ótima infra-estrutura de quiosques, pistas para caminhadas e iluminação noturna. Já na parte continental da cidade está a praia de Camburi, que possui seis quilômetros de extensão e é totalmente urbanizada. Próximo da zona portuária, o balneário é o mais freqüentado pelos turistas. Outras praias são, por exemplo, a Praia da Castanheira, localizada na Ilha do Frade, e as prainhas da Ilha do Boi. Ambas as ilhotas são residenciais e possuem um visual muito bonito.

Assim como em São Paulo, Porto Alegre ou Belo Horizonte, o turismo em Vitória é principalmente de eventos e negócios. Para abrigar a demanda executiva, os hotéis da cidade oferecem apartamentos completos para hóspedes, com cozinha, sala e varanda com vista para as praias. Pelo fato dos portos de Vitória e de Tubarão estarem na cidade, a capital capixaba atrai muitos empresários, pesquisadores e engenheiros.

Quem prefere viajar por lazer, encontra na gastronomia várias delícias típicas da culinária brasileira, como a torta capixaba e a moqueca capixaba, prato à base de frutos do mar. A moqueca possui coloração avermelhada oriunda do urucum, um dos temperos. Uma verdadeira iguaria nacional!

Fundada em 1551, Vitória é a terceira capital mais antiga do Brasil, atrás apenas de Salvador e Recife. É também uma das cidades mais antigas do Brasil. Não deixe de conhecer o centro histórico de Vitória e seus pontos turísticos, como o Teatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e o Convento São Francisco. Já na Praça do Papa, na zona sul, a silhueta é repleta de edifícios modernos de aço e vidro. A paisagem urbana da capital do Espírito Santo fica ainda mais bonita com as inúmeras pontes, que ligam Vitória às vizinhanças. Vale a pena estender o passeio até a vizinha Vila Velha, logo após atravessar a Terceira Ponte. Do alto do morro onde está o Convento da Penha, a vista para o centro financeiro de Vitória é de tirar o fôlego. A bandeira do Brasil tremulando no Morro da Bandeira, pouco abaixo Convento, completa essa paisagem maravilhosa digna de cartão postal.

Foto Vitória: carlosoliveirareis no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.